26 de dez. de 2013

Hagbard – Rise of the Sea King (CD)

Nota 10/10

Por Marcos Garcia


O Folk Metal no Brasil é um estilo que anda crescendo bastante, tendo em vista os ótimos trabalhos feitos por aqui, cada vez melhores, com musicalidade quase sempre requintada, unindo a força do Metal às melodias do Folk. E eis que após o ótimo Single “Lost in the Highlands”, o sexteto HAGBARD, de Juiz de Fora (MG) retorna às páginas do Metal Samsara com seu primeiro álbum, o ótimo “Rise of the Sea King”.

Usando de uma musicalidade extremamente bem feita, aliada a vocais guturais muito bem compostos (e alguns cantos mais Folk em vocais masculinos e femininos), a participação de teclados muito bem pensados e colocados nas músicas não apenas para dar um clima em uma nota só, aliados à guitarras que oscilam entre o peso e a elegância com maestria, baixo e bateria formando uma base rítmica sólida e bem variada, o sexteto consegue resultados para lá de satisfatórios, tornando o CD um dos melhores discos do ano.

Hagbard
A sonoridade que chega aos nossos ouvidos é bem cuidada, cuja mixagem e masterização foram feitas por Jerry Torstensson, soando pesada e com um toque de sujeira (aquela obrigatória para bandas que usam de musicalidades mais agressivas), mas sem que os instrumentos soem embolados ou sem definição. Os timbres estão bem escolhidos, cada instrumento em seu devido lugar, o que não é lá tarefa das mais simples quando se fala em Folk Metal. E a arte é de uma beleza ímpar, feita por Jobert Mello (da Sledghammer Graphix designs), que dá corpo à música do grupo.

O trabalho, fruto da vontade férrea do grupo, se mostra ótimo em cada uma das dez faixas, sempre mantendo um nível alto. 

Melhores momentos: a diversificada “Warrior’s Legacy” (lindos teclados que dão toda atmosfera Folk ao grupo, com ótimos riffs), a magnífica “Berserker’s Requiem” (com ótima participação de vocais femininos, além de baixo e bateria ótimos), a puramente Folk “Mystical Land”, a perfeita “Sail to War” (andamento cativante e belo casamento entre guitarras e teclados, além de belos momentos mais climáticos, onde o baixo se sobressai), a rápida “March to Glory”, a belíssima “Hidden Tears” (outra faixa amena, em um dueto de vocais masculinos e femininos perfeito, isso tudo com uma bela base feita por piano e violino ao fundo) e a ótima “Until the End of Day” (mais uma vez o baixo se mostra bastante técnico).

Ótima revelação das terras de Minas, e um disco obrigatório.



Tracklist:

01. Eulogy of Ancient Times  
02. Warrior’s Legacy
03. Berserker’s Requiem 
04. Mystical Land 
05. Let Us Bring Something for Bards to Sing
06. Sail to War 
07. March to Glory 
08. Hidden Tears 
09. Dethroned Tyrant 
10. Until the End of Day


Banda:

Igor Rhein - Vocais
Danilo Marreta – Guitarras 
Tiago Gonçalves – Guitarras 
Gabriel Soares – Teclados 
Rômulo “Sancho” – Baixo 
Everton Moreira – Bateria 


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):