22 de out. de 2013

Fanttasma: Inovações na cena do Metal



Por Marcos Garcia


Uma das mais inovadoras bandas brasileiras dos últimos tempos é, sem sombra de dúvidas, o FANTTASMA.

Tendo na formação Rafael Augusto Lopes (guitarras e baixo, cabeça do projeto e conhecido por ter feito parte do TORTURE SQUAD, IMPERIUM INFERNALE e do MITHRA, e atualmente foca suas energias como membro ao vivo do IMMINENT ATTACK, no ETERNAL MALEDICTION e no NON AETERNUS), mais Thiago Andrade (do DEADLY CURSE) nos vocais e Rafael Galbes na bateria, o grupo detonou logo de cara um disco clássico, “Another Sleepless Night”, onde toda a fluência musical deles fica evidente.

Tendo uma mãozinha da Lux Press, e aproveitando a disponibilidade de Rafael Lopes, lá fomos nós bater um papo com ele e saber o que este projeto ainda nos reserva.


Metal Samsara: Antes de tudo, queremos agradecer demais pela oportunidade, e vamos começar com a mais clichê das perguntas: como o FANTTASMA foi idealizado? Como surgiu a ideia de um projeto bem diferente do trabalho que vocês já fazem?

Lopes: Nós que agradecemos o espaço! Eu tinha muitas músicas compostas e queria lançar isso de alguma forma. Tive tempo no final de 2012 e começo de 2013 pra gravar, chamei alguns músicos pra me ajudar e foi assim que a banda nasceu.


Metal Samsara: Um dos pontos fortes da banda é justamente o comprometimento de vocês em fazer algo não convencional, bem diferente do que já fizeram, mas ao mesmo tempo, sem perder a mão no peso e na melodia. Como as faixas foram sendo compostas? Foi algo lento ou houve um “boom” de criatividade?

Lopes: Foi algo lento, alguns riffs e ideias são de uns dois anos atrás, eu fui acumulando as ideias depois finalizei as músicas e gravamos. Pra ser bem sincero nunca quisemos fazer uma música fora do convencional, acho que são minhas influências com a interpretação de todo mundo que participou que fez com que o álbum soasse assim, e eu fiquei muito feliz com isso.


Metal Samsara: Há outro ponto que é bem interessante do trabalho: no tocante ao lado visual, vocês preferiram uma arte que não é convencional, pois o expressionismo de Carlos Cananéa é algo muito polido, e para muitos, que pouco teria com o Metal. Logo, qual foi a ideia por trás da capa?

Lopes: A intenção com o FANTTASMA é ter liberdade artística total, inclusive com a arte gráfica. Passei umas referências pro Carlos e demos liberdade total pra ele pirar em cima disso e ele fez uma obra de arte. Pra mim a arte do disco é perfeita, os detalhes, cores, ficou foda.


Metal Samsara: Falando do lado musical, como foi produzir o próprio CD em estúdio, chamar a responsabilidade toda para vocês? E uma curiosidade: como fazer isso, já que dois de vocês moram tão distantes (Rafael mora em São Paulo, e Thiago em Goiás)?

Lopes: Eu não gosto de fazer tudo, muito pelo contrário, foi uma questão de necessidade, mas nos próximos trabalhos espero termos mais estrutura pra melhorar nesse sentido. Fiz a pré-produção e enviei com uma voz guia pro Thiago, ele aprendeu as músicas, pegou um busão de Goiânia à SP, chegou aqui, tomou um litro de cachaça e gravou o disco. hahaha. Conciliar as agendas é difícil, mas tem dado tudo certo.


Metal Samsara: Ainda falando de “Another Sleepless Night”, as letras são bem complexas, inclusive com algumas referências à cultura Pop, como em “Metropolis”. Existe um contexto mais amplo que desejam transmitir com elas, ou cada uma delas fala por si? E qual a mensagem que desejam passar para o ouvinte?

Lopes: Acho que cada uma fala por si. Não há um tema central, e pra ser bem sincero eu prefiro que cada um tenha sua própria interpretação das letras, o que eu quis passar importa menos do que as pessoas acham que eu quis passar (risos).


Metal Samsara: Outro ponto bem legal são as participações especiais de Áscaris, Fernanda Lira, Daniel Wergan, e do saxofonista Herrera. Como foi reunir esta turma para as gravações? E ficaram satisfeitos com essas participações?

Lopes: Foi foda ter esse apoio dessas pessoas, ficamos muito satisfeitos com as participações e ficou tudo "em casa" com apenas amigos no álbum. Foi bem tranquilo todo mundo topou logo de cara, foram e gravaram, sem dor de cabeça.


Metal Samsara: Ainda: é interessante observar a participação do sax no disco, especialmente porque o Metal ainda se fecha muito nos instrumentos tradicionais (guitarra, baixo, bateria, teclados). Como surgiu esta ideia? E como os fãs encararam esse toque de metais no CD? Já existe algo de um uso mais amplo de metais para um futuro novo CD?

Lopes: Eu sempre gostei de sax com guitarra, o Thin Lizzy fez isso a muito tempo atrás, não é uma coisa nova no rock ou no metal, mas pouco usada. Pra ser sincero não sei por que o saxofone é tão pouco utilizado no metal, mas existem vários bons exemplos, o Napalm Death fez isso no Utilitarian e ficou foda. Muitas outras bandas também, Carpathian Forest, Ulver, Amorphis, Ihsahn...


Metal Samsara: E como tem sido a recepção a “Another Sleepless Night”? Pelo que vemos, a crítica foi bem positiva, com ótimos reviews vindos de vários sites e revistas, mas e o público? 

Lopes: A reação tem sido excelente, muitas pessoas tem comprado nosso material e tem nos apoiado isso é muito bom. Ficamos satisfeitos com os resultados.


Metal Samsara: O FANTTASMA, por um acaso, ficará sendo uma banda mais de estúdio, ou existe a vontade de tocar ao vivo? Se esta última for o caso, qual seria o line-up da banda? E se for o caso, esperamos que seja uma tour bem grande...

Lopes: Existe vontade e possibilidade, mas não em breve. Precisamos de um line-up completo pra ir pra estrada e por enquanto vai ser um pouco difícil, estou totalmente sem tempo, mas talvez role no futuro.


Metal Samsara: Sei que ainda é cedo, mas existe a possibilidade no futuro de vocês gravarem outro CD? A pergunta se deve ao fato de muitos músicos, vez por outra, se reunirem apenas para gravar um único CD, como um trabalho solo.

Lopes: Ah, se der tudo certo sim! Já tenho várias músicas e ideias novas que estão tomando forma, pretendemos lançar outro álbum e continuar compondo e lançando material.


Metal Samsara: Agradecemos demais pela entrevista, e esperamos que o CD seja muito bem aceito e que o FANTTASMA continue a nos assombrar por muito tempo. Por favor, deixe sua mensagem para nossos leitores.

Lopes: Muito obrigado ao Metal Samsara pelo interesse no FANTTASMA! Ficamos muito felizes com o crescimento do cenário nacional em todas as vertentes. E quem move isso é todo mundo que apoia as bandas nacionais, público, mídia, empresas, etc. Fico feliz de ver bastante gente envolvida na cena querendo trabalhar sério.


https://www.facebook.com/fanttasmamusic
http://fanttasma.bandcamp.com
luxpress1@gmail.com (imprensa)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):