Nota 8,0/10
Por Marcos Garcia
Em geral, quando se falam de bandas veteranas, sempre há dois tipos de sentimentos distintos: ou é cultuada por fiéis seguidores (como IRON MAIDEN, AC/DC, DEEP PURPLE, OVERKILL, entre tantas outras), ou é relegada ao descaso, com muitos achando que elas nada mais possuem a dizer, mesmo tendo contribuições substanciais em termos de Metal. E no segundo grupo, não são poucos os nomes, sendo um deles o do trio canadense ANVIL, muito famosos e querido na primeira metade dos anos 80, graças aos discos clássicos 'Metal on Metal' e 'Forged in Fire', mas que depois teve uma sumida bem grande da cena, se tornando um nome conhecido para poucos afortunados (em termos de Brasil). Mas quando se trata de Lips e Robb Reiner, é bom saber que eles não param, e já estão de volta à carga com 'Hope in Hell', seu décimo-quinto disco, que saiu este ano pela The End Records.
O estilo do grupo se encontra, basicamente inalterado, ou seja, aquele mesmo Heavy/Power Metal à lá anos 80 muito pesado e com fortes melodias, ganchudo e muito bem trabalhado, com boa técnica e aquele jeitão "Anvil" de ser. Os vocais de Lips continuam fortes e secos, assim como seus riffs ainda são esmerados e seus solos eficientes, o baixo está lá vibrante e com alguns momentos onde se sobressai, e a bateria, bem, estamos falando de Robb Reiner, logo, nada mais precisa ser dito além de que ele não era considerado um ótimo baterista nos anos 80 à toa. Mas o melhor do disco é que o padrão da banda não mudou: o foco ainda está nas músicas como um todo, e não em exibicionismos particulares.
Produzido por Bob Marlette (cujas mãos já cuidaram de BLACK SABBATH e ALICE COOPER) e com masterização das mãos de Maor Appelbaum ( que já trabalhou com YNGWIE MALMSTEEN e SEPULTURA), a sonoridade que flui do disco está justa, ou seja, equaliza bem peso e clareza sonora sem problemas, deixando cada instrumento audível na devida proporção. A arte, como sempre, trás a tradicional bigorna da banda (que esperamos que todos saibam: "Anvil", em inglês, quer dizer "bigorna"), adaptada ao título do disco.
Sonoramente, o ANVIL mostra que ainda tem muito gás, e mesmo não conseguindo repetir a mesma performance dos clássicos supracitados, é óbvio que 'Hope in Hell' tem seu valor e méritos, sendo um disco muito bom, tendo como pontos altos as faixas 'Eat Your Words' (com riffs de guitarra ótimos e excelentes andamentos), a mais melodiosa e com andamento não tão veloz 'Through with You', a pesada e rocker 'Pay the Toll' (a forma irônica de cantar de Lips se sobressai bastante neste Hard'n'Roll curto e de primeira), a mais Hard 'Badass Rock'n'Roll' (bem pesada, onde Robb mostra o porquê de ter sido considerado, nos 80, um dos melhores bateras do Metal), e a paulada de 'Shut the Fuck Up'. Mas quem pegar a edição Digipack leva duas faixas bônus, 'Hard Wired' e 'Fire at Will'.
Um bom disco, que prepara os fãs para os shows em novembro próximo.
Tracklist:
01. Hope in Hell
02. Eat Your Words
03. Through with You
04. The Fight Is Never Won
05. Pay the Toll
06. Flying
07. Call of Duty
08. Badass Rock'n'Roll
09. Time Shows No Mercy
10. Mankind Machine
11. Shut the Fuck Up
12. Hard Wired (bonus track)
13. Fire at Will (bonus track)
Formação:
Lips - Vocais e guitarras
Robb Reiner - Bateria
Sal Italiano - Baixo
Contatos: