24 de ago. de 2013

Prophajnt - A New Beginning (EP)

Independente - Nacional
Nota 9,0/10

Por Marcos Garcia 


Hoje em dia, graças à diversidade do Metal em conjunto com o maior acesso a instrumentos musicais de ponta e tecnologias de gravação cada vez melhores, a cena nacional pode enfim mostrar toda sua grandiosidade, de Norte a Sul, de Leste a Oeste de todo esse país, revelando bandas ótimas. E é uma grata surpresa conhecer o honesto trabalho do quarteto PROPHAJNT, de Porto Alegre (RS), que chega com seu primeiro testemunho em mídia física, o EP 'A New Beginning', de forma independente.

O grupo foca seus esforços em um Metal tradicional forte e melodioso com algumas nuances de Power Metal, e graças aos belos vocais femininos (que não usam o canto lírico ou uma voz rasgada, mas a forma natural e melodiosa), que somado aos riffs pesados e solos bem feitos das guitarras, e à base baixo/bateria bem entrosada e pesada, mais o molho especial dado por teclados não exagerados, e temos um produto sonoro agradável aos ouvidos, pesado, elegante e cheio de vida, com belos arranjos (mas sem ser nada extremamente complexo).

Gravado nos AudioFARM Studios, em Viamão (RS), Mateus Borges foi o responsável por produzir, mixar e masterizar o EP, e pode-se dizer que ele acertou a mão em tudo, pois a sonoridade do disco soa forte e vibrante, mas límpida, de forma que podemos aproveitar do trabalho do grupo de forma plena, com cada instrumento em seu devido lugar e com seu brilho particular. O trabalho gráfico é bastante simples, feito apenas com fotos da banda, e na capa, um belo amanhecer, antenado com o conceito abordado pelo título do disco (e com a faixa que nomeia o EP).

Musicalmente, o grupo mostra um trabalho bem homogêneo, com cada faixa com seu próprio brilho próprio, como a forte e envolvente 'Strong Enough' (onde os andamentos empolgam bastante, e a bela voz de Verônica nos embala por toda música), a pesada e elegante 'Face Your Truth' (com um trabalho de guitarras muito bom, com riffs que levam a mente à muito do que era visto nos anos 80 em termos de Hard'n'Heavy de primeira qualidade, e que belo solo), e 'Inner Mess' segue o mesmo padrão (reparem no trabalho forte do baixo e teclados). Já 'Angel of Mine' é uma linda semi-balada, que realmente nos embala (e onde o baixo se destaca bastante, com um belíssimo trabalho), mesmo nos momentos mais pesados. Em 'Escape from the Fire', novamente temos uma empolgante pegada Hard'n'Heavy requintada muito boa, onde a bateria mostra sua força. Fechando, 'A New Beginning', uma balada acústica muito bonita, onde mais uma vez, o belo canto de Verônica se sobressai.

Um belíssimo disco, que merece "bis" muitas e muitas vezes. E que eles gravem logo um Full só deles, pois a banda tem todos os méritos para isso.




Tracklist:

01. Un Sentiment
02. Strong Enough
03. Face Your Truth
04. Inner Mess
05. Angel of Mine
06. Escape from the Fire
07. A New Beginning


Formação:

Verônica Pasqualin - Vocais
Márcio Ritter - Guitarras, teclados
Gustavo Refosco - Baixo, backing vocals
Rodrigo Marques - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):