23 de jul. de 2013

Reckoning Hour - Rise of the Fallen (EP)

Independente - Nacional
Nota 9,0/10

Por Marcos Garcia


Falar em Metalcore em geral causa arrepios em fãs mais puritanos de Metal, mas isso é um preconceito que é meramente vazio, pois existem bandas ótimas tanto aqui quanto fora que militam nessa vertente, fazendo trabalhos sublimes e capazes de satisfazer tanto aqueles que gostam de um trabalho mais melodioso quanto os que preferem as vertentes mais extremas. E é muito bom quando vemos bandas antenadas com a realidade de fora (já que o Metalcore anda bem evidente no exterior e é aceito sem muitas comoções), e assim, surgem bandas ótimas, e em meio a elas, temos o excelente quinteto RECKONING HOUR, da Cidade Maravilhosa (RJ), que após muita luta e suor, colocou seu primeiro testemunho em mídia física nas lojas, o EP 'Rise of the Fallen', que aqui apresentamos aos leitores.

O grupo lança mão de um recurso interessante, que é a adição de elementos de outras vertentes do Metal em seu trabalho, ficando mais encorpado e bem particular, com vocais que oscilam entre o gutural, o rasgado e o melodioso de forma tranquila, guitarras com riffs bem trabalhados e melodiosos (seja nos momentos mais suaves ou nos mais agressivos), solos encaixados com maestria, baixo e bateria que sabem dar peso e força aos andamentos, mas com técnica apurada e sóbria. Ou seja: preparem-se, pois a banda é ótima, e o trabalho de alto nível.

Gravado e mixado nos Pyro Z Studios e masterizado nos HR Studios (ambos no RJ), tudo sob a tutela do próprio grupo, vemos uma sonoridade cristalina fluindo pelos auto-falantes sem nenhum problema, mas sem deixar de ter um peso cavalar (especialmente a bateria) e "in your face". Já a arte, feita pela JP Vortex Design, é de muito bom gosto e bela, transparecendo bem a mensagem das letras do grupo (cuja temática é focada, de maneira subjetiva, no ser humano, seus conflitos e a superação dos mesmos, ou seja, o "approach" deles é bem positivo).

Cinco faixas ótimas compõem o CD, cada uma delas um tesouro por si mesma, com brilho, identidade, energia e peso absurdos, ou seja, o nível musical é elevado.

O EP abre com a cavalar 'A Moment of Defiance', com uma riqueza musical notável e ótimas melodias (notem a força dos vocais nos momentos mais amenos), onde as guitarras roubam a cena. Seguindo, temos a longa 'Confront the Storm', uma faixa não tão veloz e um pouco focada nas melodias, com ótimo refrão, cheia de boas variações, e baixo e bateria mostrando sua força e técnica. 'Darkness Remains' é uma faixa maravilhosa e empolgante, onde surgem guitarras que trazem à mente o que os mestres Smith e Murray fizeram em seus tempos áureos, mas existem algumas melodias que embalam o ouvinte, e as guitarras realmente se destacam muito (ouçam os momentos em que elas se apresentam "dobradas" aqui e ali), junto com os vocais mais ríspidos, e a ótima 'Against the Tide', outra faixa que realmente empolga o ouvinte graças à combinação de vocais extremos e limpos dobrados. Fechando,.temos a agressiva e ganchuda 'Ten Steps', onde a combinação de riffs bem feitos  e solos melodiosos, mais cozinha técnica e pesada, e vocais bem encaixados encerram o trabalho mantendo a força e pique, bem como o interesse do ouvinte.

Uma grata revelação do Metal nacional, pronta para alçar vôos bem altos, ou seja, esperamos que venham em breve com um Full-Length, para a alegria de todos os fãs de Metal de bom gosto.

Em tempo: após a gravação, o guitarrista Mitch Gritlet deu lugar a Thiago Tavares.

Tracklist:

01. A Moment Of Defiance
02. Confront the Storm
03. Darkness Remains
04. Against the Tide
05. Ten Steps


Formação:

J.P - Vocais
Philip Leander - Guitarras
Mitch Gritlet - Guitarras
Yan Marks - Baixo
Haquim - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):