2 de jul. de 2013

Executer - 25 Years Thrashing Heads (DVD)

Kill Again Records - Nacional
Nota 9/10

Por Marcos Garcia

É, as coisas mudaram bastante desde a década de 80 (quando foram lançadas as bases da cena nacional do Metal) até os dias de hoje, em que o nível de profissionalismo cresceu, e poucas pessoas se arriscam a fazer algo de nível amador, com medo da crítica especializada ou da recepção do público. Mas ainda existem bandas na ativa desde os 80 que se recusam a abrir mão de sua identidade sonora, estando agarrados a ela sem abrir mão de forma alguma, seja lá pelo motivo que for. E o EXECUTER, lendária banda de Thrash Metal de Amparo (SP), acaba de lançar seu DVD comemorativo de 25 anos de carreira, '25 Years Thrashing Heads', via Kill Again Records.

Gravado na cidade natal do quarteto, durante o Executer Fest do ano passado (que se realizou dia 13/10), fica claro que estes anos de luta no underground (com um hiato entre 1992 e 2001) apenas os deixou ainda mais dispostos a aguentar desafios e fazer seu som à sua maneira, sem darem bola para palpites ou abrirem mão da agressividade em prol de algo mais palatável ao grande público. Nada disso, parece que a banda, quanto mais experiente, mais agressiva e ríspida, com vocais insanos, riffs e solos de guitarra certeiros, baixo e bateria mais preocupados em serem coesos e pesados do que em darem shows de técnica individual. Aqui, o papo é reto e direto: é Thrash Metal na mais pura essência, pesado e agressivo, nos moldes de bandas como KREATOR, SODOM, WHIPLASH e outros neste linha.

Tendo a produção do próprio quarteto, com a mixagem de áudio feita por João Paulo Pinola, e os vídeos tratados pelo Studio Kaiowas, a qualidade tanto do som como da imagem é muito boa, sem tirar ou pôr algo além do que a banda realmente mostra em seus shows, com muita agitação por parte do público presente, especialmente nas faixas 'Money' (reparem na energia do vocalista Juca, em sua postura e empolgação), 'Inspiration for Crime', 'You'll Come Back Before Dying' (que é do primeiro disco da banda, de 1991, e ganhou uma pegada mais atualizada, mas olhem a performance perfeita de Elias nos solos e Béba nos ritmos quebrados), 'No More Racism', 'No Destiny' (bem veloz, com Paulo e Béba realmente mostrando que são uma cozinha técnica e pesada!), a versão personalizada de 'Power Thrashing Death' (hino do veterano trio americano WHIPLASH, que até um fã ajuda nos vocais, antes de dar um mosh), e 'Rotten Authorities', que fecha a apresentação do grupo com chave de ouro (e se prestarem atenção, os caros leitores verão a felicidade estampada na face de cada membro do EXECUTER, uma felicidade que apenas a realização pessoal pode conceder). Ainda temos uma sessão de fotos bem legal da banda durante o evento.

Mas como uma boa festa se faz com convidados de alto gabarito, este DVD mostra como é o sentimento de unidade na cena Metal, pois cada uma das bandas de abertura participa com duas músicas. O MORTAGE, de Campinas (SP) começa a artilharia com seu Thrash/Speed agressivo com 'War is Not Over' e 'Kill or Die'. O BLASTHRASH, quinteto Thrasher Old School de Sampa bem conhecido, detona com 'Freedom Lies Dead' e 'Nudity on TV'. O SANGRENA (também da cidade de Amparo) explode seu Death Metal cheio de energia com 'Infernal Domination' e 'Land of Scorn'. O veterano trio de Death Metal FUNERATUS, de Mococa (SP) leva o público ao delírio com 'Pirate' e 'Indian Healing'. E o conhecido trio ANDRALLS, radicado em SP, mostra seu Fasthrash em 'Under the Insanity' e 'Enemy Within'. Ou seja, o aniversário foi do EXECUTER, mas a festa foi democrática, e quem ganhou foi o público presente.

E agora, quem ganha somos todos nós em poder ter este DVD nas mãos. 

Para quem foi, uma lembrança de encher os olhos de lágrimas e o coração de orgulho. Para quem não foi, fica a dor de não estar lá, mas a consolação de poder ver o DVD.

Em tempo: as cenas do vídeo abaixo não são do DVD, mas servem para mostrar a energia do quarteto ao vivo.



Tracklist:

01. Money  
02. And the Rottenness Goes On  
03. Inspiration for Crime  
04. You'll Come Back Before Dying  
05. No More Racism  
06. Involuntary Suicide  
07. Damn Speech  
08. No Destiny  
09. My Hell  
10. Power Thrashing Death (Whiplash cover)  
11. Rotten Authorities


Formação:

Juca - Vocais
Elias - Guitarras
Paulo Castro - Baixo
Béba - Bateria


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):