12 de abr. de 2013

Black Communion - Imperial Palace of Darkness (Demo CD -Classic)

Independente - Nacional
Nota 10

Por Marcos Garcia

Não é de hoje que o Black Metal nacional dá extremo orgulho aos seus fãs, uma vez que o crescimento do gênero em nosso país no final da década de 90 gerou nomes fortes, e alguns ainda se encontram na atividade. Mas mesmo assim, muitos ficaram ocultos, já que as bandas acabaram por um motivo ou outro, sem muitas vezes deixar um registro que fosse de sua existência. Quando muito, um Demo CD, e logo desapareciam, mesmo sendo talentos promissores. E um excelente exemplo disso é o ótimo quinteto carioca BLACK COMMUNION, que deixou sua excelente música registrada em um Demo CD em 2000, o lendário 'Imperial Palace of Darkness'.

O quinteto usava e abusava de um som soturno, mórbido, agressivo, que priorizava mais as faixas em si do que algum virtuosismo individual, mas mesmo assim, estava longe de fazer um som simplista ou desprovido de técnica. Vocais rasgados furiosos (e uma curiosidade: dizem que Ahrenius estava resfriado na época da gravação), riffs de guitarra geniais e pesados, baixo e bateria coesos e formando uma muralha sonora absurdamente compacta, e teclados climáticos muito bons. Resultado: uma sonoridade cheia de vitalidade e energia, além de abusivamente mórbida e pesada.

A gravação do CD foi feito no Fast Foward Studios, na Ilha do Governador (RJ), que soube deixar os instrumentos soando separados, mas sem deixar quel aura suja vital ao estilo de fora. A arte, feita por Marcelo Vasco, é muito boa, enfocando tudo o que a banda tinha a dizer.

E acreditem: esses rapazes sabiam falar grosso quando tocavam, pois seu som é de levantar defuntos e abrir as portas do Hades com facilidade!

São 4 faixas poderosas, e que vão deixar muitos se perguntando 'por que diabos a banda acabou?', pois o trabalho deles é fantástico.

Após uma introdução com teclados soturnos e bateria em forma de marcha de guerra, começa o riff certeiro de 'Glorify Satanas', que logo vira uma faixa bem variada, riffs pesados, andamento moderado, mas capaz de prender a atenção do ouvinte do início ao fim; 'Fuck Jesus Christ' é rápida e avassaladora, com guitarras agressivas e esbanjando agressividade, fora os vocais gritados mostrando trabalho; 'Lorena Sacrifice', por sua vez mostra um trabalho pesado e bem diferente, com a base rítmica dando um autêntico show de peso e condução perfeita dos andamentos, fora alguns 'inserts' mais calmos que dão um toque de classe à faixa; e o massacre de 'Winds of Fury', que é introduzida por teclado e vocal, antes de virar uma música veloz e rica em mudanças de andamento, com ótimos riffs e momentos climáticos com piano ótimos.

Infelizmente, a banda, que era tida como uma promessa, teve um fim prematuro em 2002, quando estavam se preparando para gravar seu primeiro CD Full Length. Mas a boa notícia é que o BLACK COMMUNION está retornando à ativa, e se eles mantiverem esta pegada e a música que ouvimos nesse Demo, preparem-se, pois irão tomar a cena brasileira de assalto.

E para que todos possam conhecer bem seu trabalho, a banda disponibilizou o Demo CD gratuitamente aqui.



Tracklist:

1.  Glorify Satanas
2.  Fuck Jesus Christ
3.  Lorena Sacrifice
4.  Winds of Fury


Formação:

Ahrenius  - Vocais
Behemoth  - Guitarras
Thamuz - Baixo
Blisargon - Teclados
Baalzephon - Bateria




Contatos:




Comentários
0 Comentários

Comentário(s):