2 de fev. de 2013

Evil Emperor - Evil Emperor (CD)



Independente - Nacional
Nota 8

Por Marcos Garcia

Death Metal para lá de agressivo e esporrento, capaz de deixar os ouvidos dando sinais de ocupado por horas se manuseado sem o devido cuidado. Esta seria uma boa definição para o que o EVIL EMPEROR, um ótimo quinteto gaúcho, apresenta neste seu CD de estréia, 'Evil Emperor'.

A banda usa uma abordagem muito próxima a da escola européia do final dos anos 90, ou seja, pedradas extremas sem misericórdia dos não iniciados, com momentos velozes, outros mais cadenciados e outros em um meio-termo bem feito. E assim, se a proposta da banda está longe de querer ser inovadora, a energia e garra do quinteto compensam este aspecto. Vocais urrados que contrastam com momentos mais rasgados, uma dupla de guitarras bem afiada em bases ríspidas e brutas, bem como em solos abusivamente insanos, baixo evidente e seguro (com alguns momentos brilhantes), e uma bateria que sabe conduzir bem os andamentos com boa técnica e pegada. A soma disso tudo é uma música extremamente compacta e brutal.

A produção é do próprio quinteto, tendo uma mãozinha providencial de Fábio Lentino (ex-NEPHAST e THE ORDHER) na mixagem e masterização, ou seja, de quem compreende bem as nuances do estilo. O resultado é óbvio: uma gravação limpa e que permite a audição de cada mínimo detalhe sonoro do trabalho, mas sem deixar que a agressividade extrema da banda seja retirada. Uma alquimia bem difícil de se alcançar. A arte do CD é muito boa, com desenhos simples, mas funcionais e que ilustram a proposta lírica do grupo, bem como já ambientam o ouvinte para o massacre vindouro.

O CD mostra um trabalho que mantém um bom nível do início ao fim, com destaques para 'Mutilation Addicted', uma tijolada bem pesada e agressiva, com vocais insanos; a pesada veloz 'Vobiscum Obscurum', com belo trabalho da cozinha; a extrema 'Devoured by Inner Bestiality', onde a dupla de guitarras mostra serviço, com ótimas bases; a variada 'Evil Emperor'; 'Portrait of Evolution', onde o baixo mostra serviço em uma faixa não tão extrema na velocidade, mas com peso absurdo; a quebrada e intensa 'Black Death', que tem um andamento bem empolgantes, vocais ótimos e excelente refrão; e a aniquiladora de pescoços 'Living Machines'.

Nada melhor que começar o dito 'mês do carnaval' com um massacre sonoro desse tipo, de mais uma boa promessa da cena nacional, que ainda pode render bem mais, pois tem enorme potencial. 

E que tem ainda o atrativo de ser disponibilizado para download gratuito aqui. Mas esperemos que todos possam adquirir suas cópias físicas, já que é apoiando as bandas que conseguimos ajudar a cena.

Black Death


Tracklist:

01. Mutilation Addicted
02. Vobiscum Obscurum
03. Devoured by Inner Bestiality
04. Evil Emperor
05. Portrait of Evolution
06. The Evil Birth
07. Black Death
08. Butcher of Souls
09. Book of the Dead
10. Living Machines
11. Invocation
12. Maldição


Formação:

Rodrigo Volkweis - Vocais
Eduardo Fallavenna - Guitarras
Rikardo Schroeder - Guitarras
Rodrigo Linn - Baixo
André Rodrigues - Bateria


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Comentário(s):