16 de nov. de 2012

AdVerita - UZ (Demo CD)


Independente - Nacional
Nota 8

Por Marcos Garcia

É interessante como algumas bandas, apesar das dificuldades, teimam em fazer trabalho consistentes e interessantes, e em um país onde as barreiras econômicas e sociais não são algo simples de serem vencidas, e o ADVERITA, banda de Prog Metal de Nova Iguaçu (RJ).

O quinteto aposta em um estilo que já foi bem erodido pela evidência em que esteve na primeira metade da década passada, mas mesmo assim, a banda mostra que tem uma boa dose de peso e muita personalidade, dispostos a contribuir de alguma forma, e isso fica claro em seu Demo CD 'UZ', que acaba de sair e está disponível para download gratuito.

O trabalho é o bom e velho Prog de sempre, com a diferença que está muito carregado no peso, especialmente pela bateria e riffs de guitarra, pois souberam não se apegarem demais a virtuosismos individualistas e investiram no conjunto musical, e assim, saíram ganhando.

A produção está em um nível bem razoável, nos permitindo compreender cada um dos instrumentos separadamente, sem ficar nada oculto, nada sobreposto, ou seja, a audição do trabalho como um todo é plenamente possível, e a música flui bem harmoniosa. Poderia ser melhor? Sim, mas como está não compromete o trabalho da banda.

Quatro faixas bem equilibradas entre si. 'Spe Salve' abre o trabalho, destacando bastante o trabalho das guitarras, que estão bem pesadas, com ótimos riffs e solos bem postados e com boa técnica; em 'Hymn of Life', já temos uma canção mais tradicional do estilo, com técnica e empolgação dignas de nota, rápida e empolgante, onde os vocais se destacam, usando de poucos agudos finos (eles existem, mas não são exagerados), preferindo uma forma um pouco mais grave e tendo bons resultados; 'Embrace of Faith' tem uma levada forte e grudenta, com belo trabalho da cozinha baixo-bateria, e novamente os vocais mostram bom nível, especialmente no refrão ganchudo; fechando, a belíssima 'Prelude of Peace', uma linda balada em que se usa as guitarras limpas (exceto no solo), carregada na emoção.

Um trabalho bom e honesto, que mostra uma banda promissora e que ainda irá surpreender muitos, e 'UZ' pode ser baixado gratuitamente aqui.


Tracklist:

01. Spe Salve fã 
02. Hymn of Life
03. Embrace of Faith
04. Prelude of Peace


Formação:

Israel Pinheiro - Vocais
Gustavo Pinheiro - Guitarras 
Kleyton Dionízio - Guitarras
Matheus Machado - Baixo
Rodrigo Víctor "Kruguer" - Bateria


Contatos:

bandaadverita@gmail.com
Comentários
0 Comentários

Comentário(s):