MS Metal Records - Nacional
Nota 8
Por Marcos Garcia
Fazer Metal melódico anda ficando cada vez menos mainstream e cada vez mais desgastante, porque as bandas precisam se desdobrar para criar algo novo dentro desta vertente, devido ao massacre de lançamentos entre o final da década de 90 e meados da década passada. Hoje em dia, ou são gigantes ainda na ativa lançando coisas novas, ou são novatos clonando o que já foi feito. Mas há o terceiro caso, onde algumas bandas estão tentando, mesmo em meio aos desgastes, manter-se na ativa com trabalhos bem dignos de nota. E o STILL ALIVE é um desses, chegando com seu Debut CD, 'Kyo', via MS Metal Records.
A banda não se preocupa em ser inovadora, mas apenas em fazer seu música de forma personalizada, o que é um ótimo início, e podemos dizer que este bom trabalho realmente empolga bastante o ouvinte, pois temos vocais competentes, ótimos riffs e solos, baixo e bateria bem pesados e com técnica acima da média, bem como teclados bem sacados e postados de forma competente e não apenas como cama para a base ou evidentes demais.
A produção sonora ficou muito boa, feita pelas mãos competentes de Edu Falaschi (ex-ANGRA, atualmente no ALMAH), pois deu aquele punch necessário ao estilo, pesado, limpo e elegante, sem priorizar nenhum dos instrumentos em especial. No tocante à arte do CD, ela é muito bem feita e elaborada com cuidado, com gravuras sincronizadas com o conteúdo de cada letra, mostrando a conceitualidade do disco (sim, é um álbum conceitual).
Musicalmente, o CD é bem homogêneo, com 10 boas faixas, e nenhuma delas sendo descartável, mas temos destaques na ótima 'Forgiven Secrets', que abre o CD, sendo pesada e com um andamento não tão veloz, focando bastante no excelente trabalho do vocal, com refrão forte e ótimos riffs de guitarra; 'Unchained Souls', onde guitarras e teclados dão mostras de sua importância, mas sem exagerarem na técnica; a peso-pesada 'Human', com onde a zaga rítmica mostra sua força; a sentimental e intensa 'To Live Forever'; a agressiva 'Into the Snake Pit', com bumbos duplos ótimos e guitarras fazendo riffs mais complexos, mas sem deixar o peso de lado; a forte e emotiva 'Dream Hunter', onde as melodias são belas e esmeradas; e a pesadíssima 'Daybreak and Storm (The Master of Life)'.
Um disco de estréia muito bom mesmo, e parabéns à banda, mas temos a impressão clara que eles ainda vão nos dar muitas alegrias.
Forgiven Secrets
Tracklist:
01. Forgiven Secrets
02. Unchained Souls
03. Human
04. To Live Forever
05. Lady in Black
06. Into the Snake Pit
07. The Journey of the Lonely Seeker
08. Dream Hunter
09. Embraced
10. Daybreak and Storm (The Master of Life)
Formação:
Walter Campos - Vocais
Gil Vasconcelos - Guitarras
Felipe Fantuzzi - Baixo
Adolfo Suzzano - Teclados
Marcelo Moreira (músico convidado) - Bateria
Contatos: