12 de jun. de 2012

E os Deuses Criaram o Heavy Metal...


Por Marcos Garcia
Após o fracasso ocorrido em São Luiz do Maranhão, em Abril de 2012, no que estava prometido de ser o maior festival de Metal do Brasil, o Metal Open Air, conhecido por M.O.A., muito começou a ser questionado na internet, nas redes sociais e fóruns, sobre a importância da imprensa especializada em Heavy Metal, e sobre como ela atua.
Comparações com a forma de trabalhar das imprensas européia e americana, acusações e questionamento do trabalho de muitos surgiram aos montes, em uma verdadeira e enorme torrente de caos e farpas infindáveis.
A posição do Metal Samsara, na figura de seu fundador, Marcos Garcia, discorda completamente de tais críticas e acusações, por um simples motivo: não são críticas construtivas em prol de uma melhoria como um todo, mas motivadas por achismos baratos e opiniões pessoais inconsistentes com a realidade, em uma mentalidade colonizada ridícula e sem sentido ('o que vem de fora é melhor, o daqui não presta', ou variantes desse câncer mental) e o pior de tudo é que estas mesmas acusações encontram seguidores, que continuam a destilar mais e mais esse veneno que, aos poucos, vai sufocando o Metal em nosso país, e tal afirmativa não se restringe apenas às bandas nacionais.
O Metal Samsara pede licença aos irmãos de imprensa para fazer uma declaração que, aos olhos de muitos, pode parecer adulação, mas é apenas um elogio e declaração de boa fé: o site apoia de forma irrestrita os trabalhos da Roadie Crew, da Rock Brigade, da Hell Divine, da Lucifer’s Rising, do Whiplash, o Som Extremo, bem como a todos os fanzines, agências de imprensa, selos, lojas, promoters honestos e bandas que lutam para erguer a cena, e não tem medo de bradar aos quatro ventos que se ORGULHA EM SER UM SITE ESPECIALIZADO EM METAL COM TODAS AS SUAS FORÇAS!
O apoio aos irmãos de imprensa é porque nós vivemos ajudando uns aos outros, pois colaboramos como amigos, e não competidores. Um mesmo banger poderá ler a Rock Brigade, a Roadie Crew, a Hell Divine, o Whiplash, o Som Extremo, o Metal Samsara, a Lucifer’s Rising, e outros veículos de imprensa que bem entender, pois sempre terá informação de primeira linha. Ao leitor, cabe a compreensão da mensagem passada por cada uma delas.
Aos fanzines e agências de imprensa porque todos buscam seu lugar ao Sol, realizando trabalhos de primeira.
Selos, lojas, promoters e bandas porque somente com muita luta conseguem manterem-se vivos, e na maioria das vezes, trabalhando muito fora da cena.
E o Metal Samsara se orgulha em ser um site de Metal por um motivo único: o mesmo Marcos Garcia citado  acima está neste meio desde 1983, cresceu ouvindo Metal, foi educado por ele, e encontrou na música fontes de informação maravilhosas que valem uma vida, que o ajudam sempre nos momentos, bem como grandes amigos, algo que não tem preço. Apesar de problemas que existiram por conta do radicalismo dos anos 80 e outros, o saldo pessoal é extremamente positivo.
O público de Metal tem inúmeros defeitos, como qualquer outro também tem, mas em geral, não é um público pedante, e as carências dos fãs são derivadas da educação pública porca dada pelo Governo, que não cumpre sua parte constitucional neste ponto. Logo, não devemos culpar pessoas, mas compreendê-las dentro de suas vicissitudes e valores, bem como reconhecer seus méritos.
É fácil apontar para os outros, mas e para si mesmo?
Será que vocês que acusam a tudo e todos enxergam realmente a realidade de que tanto se pavoneiam como ela de fato é?
Como diz um pensamento Zen, 'Tudo é NADA', ou seja, o motivo de seu orgulho é vazio e sem sentido, pois sua percepção da realidade é distorcida.
No mais, cabe uma palavra aos ‘justiceiros’ de plantão: se não gostam do público, imprensa, bandas ou sei lá mais o que possa estressá-los no Metal, a porta da rua é a serventia da casa, ou seja, podem ir embora e sigam suas vidas, pois não farão falta alguma, já que o Metal necessita de pessoas com dignidade e honra que queiram trabalhar sério, e não de fofocas e acusações. Além disso, se alguém quiser questionar o trabalho de alguém, faça-o diretamente com as pessoas a quem querem acusar, e não pelas costas.
Estranho que muitos desses mesmos detratores de tudo e todos relacionados à cena Heavy Metal apresentam o mesmo comportamento doentio e ofensivo expressado por Lars Ulrich, baterista e falastrão do Metallica, como se todos ligados ao estilo fossem lixo, já que desde que a banda lançou o Load, não é raro vê-lo fritando o fígado do mesmo público que o apoiou e evitou que tivesse um trabalho '9 to 5', ao passo que sua técnica musical fica cada vez mais rala. Estranho é que este mesmo Lars em 1996 declara a plenos pulmões que 'o Heavy Metal morreu', que 'o Metal é uma merda', entre outras. Lars deve ser ídolo de muitos deles também fora da música, pelo visto...
Se todos estas pessoas gastassem o tempo e a energia das críticas e acusações em algo mais produtivo para suas vidas, seria melhor para todos.
E quanto aos fatalistas em relação ao Metal, o estilo, apesar de todas os problemas, já passou de 40 anos de vida, sempre se renovando, sempre vigoroso e forte, enquanto muitos estilos de música caíram no ostracismo, ou nem mais existem, logo, o Manowar lhes dá a devida resposta: Quando os perdedores dizem que ele está acabado, vocês sabem que isso é uma MENTIRA! Os deuses criaram o Heavy Metal, e ele NUNCA IRÁ MORRER!
E viva a Roadie Crew, a Rock Brigade, a Hell Divine, o Whiplash, a Lucifer’s Rising e outras revistas e sites do estilo, bem como selos, lojas, fanzines, agências, bandas, promoters competentes, e ao público do Metal pois, apesar de todas as dificuldades, nós vamos adiante!
Comentários
0 Comentários

Comentário(s):