23 de nov. de 2012

The Brainwash Machine - Modern Day Sisyphus (CD)

Independente - Importado
Nota 9,5

Por Marcos Garcia

Que belíssimo trabalho este CD!

Um disco independente, de uma banda de Prog Metal vinda de Bogotá (na Colômbia), e como todos já é de pleno conhecimento, o Prog Metal andou meio que abarrotado de bandas há uns anos, e ficou bem gasto. Mas os colombianos do THE BRAINWASH MACHINE fizeram algo de novo e fresco em seu primeiro CD, 'Modern Day Sysiphus'.

Técnico como o estilo exige, mas pesado, vigoroso e elegante, o sexteto sabe usar de todos estes elementos e buscar algo novo, diferente das outras bandas do estilo, com ótimos vocais que sabem fugir dos tons agudos já bem  manjados, mesmo porque a voz de Andrés é muito melodiosa e bonita, os riffs de guitarra buscam mais o peso e melodia do que a técnica (embora desses dois saibam tocar muito), baixo e bateria técnicos e pesados, e teclados (e piano) que sabem aparecer bem, sem ser algo muito exagerado. Ou seja, apesar da técnica apurada, a banda tem maior preocupação em fazer um trabalho em prol da música em si, e não um festival de auto-indulgências técnicas.

Produzido Por Jorge Arango e Alvaro Cote, e gravado à duras penas (pois é independente, ou seja, bancado pela própria banda), a sonoridade do disco é compacta, pesada e sem nenhum buraco, mas ao mesmo tempo, de uma clareza imensa, pois cada um dos instrumentos está aparente, pesado e forte. A arte do CD é muito bem feita, com toques de modernismo aqui e ali, letras e toda a ficha de produção, tudo em perfeita ordem e harmonia com a arte usada.

Musicalmente, o sexteto pouco usa do expediente de músicas longas (somente duas passam dos sete minutos), e assim, o nível do disco é bem alto. Mesmo nas faixas maiores, a banda sabe ser criativa para evitar causar bocejos nos fãs, mantendo o interesse.

Destaques?

A instrumental 'Diglossia', pesada e técnica, que serve como prelúdio para a linda 'Rye Awakening', onde a voz melodiosa e forte de Andrés preenche a música, bem como os belos arranjos de teclados fazem bonito; a complexa e belíssima semi-balada 'Sinister Paragon', elegante e pomposa, mas muito emotiva e cheia de feeling; a trampada e vibrante 'Of Man and Moth', com belo trabalho das guitarras e refrão muito bonito e empolgante; e a longas e variadas 'Unwilling Flame' e 'Event Horizon', sendo que ambas são muito bem tocadas, com boa diversidade de elementos musicais e técnicos, e a banda se mostra muito homogênea em cada uma delas.

E o bom é saber que a banda deve ter seu próximo CD lançado por aqui pela MS Metal Records, ou seja, o valor do THE BRAINWASH MACHINE poderá ser conferido por todos.

E para os curiosos, Sísifo é um personagem da mitologia Greco-Romana, que é atormentado no Tártaro, rolando uma pedra de mármore até o topo de uma colina, e lá chegando, a pedra rola até o ponto inicial, sendo que todo trabalho que termina em nada é referido, muitas vezes, como 'trabalho de Sísifo', mas nem de longe o que encontramos nesse CD pode ser considerado assim.

Ótimo é pouco para descrever este CD!


Tracklist:

01. Diglossia
02. Rye Awakening
03. Sinister Paragon
04. Of Man and Moth
05. Unwilling Flame
06. Enter Chronos
07. Rout
08. Event Horizon


Formação:

Jorge Arango - Teclados e piano
Alvaro Cote - Guitarrras
Diego Ante - Guitarras
Manuel Henao - Baixo
Andrés Ramírez - Vocais
Christian Gaitán - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):