Shinigami Records - Nacional
Nota 9,5
Por Marcos Garcia
Bem, falar deste
disco do EXODUS requer retornar ao hiato de tempo entre o lançamento do
'Bonded by Blood' e o lançamento de 'Pleasures of the Flesh', que
originalmente é de 1987, mas que ganhou versão nacional recente pela
Shinigami Records, com algumas surpresinhas.
Após a tour de 'Bonded by Blood' (que chegou a tocar com VENOM e CHARIOT no Reino Unido, e VENOM e SLAYER nos Estados Unidos, de onde veio o vídeo 'The Ultimate Revenge'), em 1986, o vocalista Paul Ballof saiu da banda, sendo que sua forma de cantar era tão característica e carismática que os fãs sentiram o golpe. E isso se deu quando a banda já estava fazendo a pré-produção de 'Pleasures of the Flesh', e a recepção a Steve 'Zetro' Souza (ex-LEGACY, que viria a se chamar TESTAMENT após problemas com o nome original) não foi das melhores pelos fãs da banda radicados na Bay Area, já que Steve era de fora. Mas o próprio Paul intercedeu por ele e pela banda, então o problema foi contornado. Mas mesmo assim, o material inicial, na voz de Paul, teve que ser refeito, e como ainda estavam na segunda metade dos anos 80 e as gravações digitais só viriam a se popularizar no início dos anos 90, tome trabalho no estúdio.
Após a tour de 'Bonded by Blood' (que chegou a tocar com VENOM e CHARIOT no Reino Unido, e VENOM e SLAYER nos Estados Unidos, de onde veio o vídeo 'The Ultimate Revenge'), em 1986, o vocalista Paul Ballof saiu da banda, sendo que sua forma de cantar era tão característica e carismática que os fãs sentiram o golpe. E isso se deu quando a banda já estava fazendo a pré-produção de 'Pleasures of the Flesh', e a recepção a Steve 'Zetro' Souza (ex-LEGACY, que viria a se chamar TESTAMENT após problemas com o nome original) não foi das melhores pelos fãs da banda radicados na Bay Area, já que Steve era de fora. Mas o próprio Paul intercedeu por ele e pela banda, então o problema foi contornado. Mas mesmo assim, o material inicial, na voz de Paul, teve que ser refeito, e como ainda estavam na segunda metade dos anos 80 e as gravações digitais só viriam a se popularizar no início dos anos 90, tome trabalho no estúdio.
Capa original censurada |
Outro problema foi fechar um contrato para lançamento, já que a banda possuía sucesso no underground, mas isso foi um parto, já que uma gravadora major lhes oferecia contrato para 5 discos, mas eles não queriam ficar presos por tanto tempo, ao passo que poderiam ficar na Combat Records (famoso selo independente americano nos anos 80), mas ficariam muito restrito. Uma parceria entre a Combat e a Sony Records resolveu este problema.
Produzido pela banda em conjunto com Marc Senesac, e tendo novamente Mark Whitaker (que produziu 'Bonded by Blood') fazendo a produção da bateria, e a sonoridade ficou bem mais limpa e clara que no anterior, o que ajudou a banda em seu enfoque musical para este disco. A visual é outra estória: a capa original mostra uma gravura dos integrantes do EXODUS em meio a um banquete com canibais, onde o prato principal é carne humana. Obviamente ela foi banida (embora usada em uma versão limitada de 500 cópias do Picture Disc), e trocada pela conhecida capa da banda com caveiras, que no encarte receberam até nomes.
Musicalmente, aí é que o caldo engrossa...
Na época, 'Pleasures of the Flesh' teve uma recepção um pouco fria em relação ao alarde feito por 'Bonded by Blood', já que mesmo mantendo suas características musicais, os rapazes inseriram um pouco mais de melodia do que já havia antes, ou seja, apesar da da rapidez e pegada bruta de antes, há doses generosas de melodias bem explícitas, mas o fato é que 'Pleasures of the Flesh' é um disco memorável, especialmente pela presença de faixas antológicas como a veloz e furiosa 'Deranged', com 'Zetro' mostrando trabalho; a clássica ''Til Death Do Us Part', não tão veloz quanto a anterior, mas uma pancada bem dada, com um trabalho de guitarras esmagador de pescoços; a empolgante e com backing vocals bem semelhantes aos vistos no 'Bonded by Blood'; 'Brain Dead', outra cacetada mais cadenciada; a bem trabalhada 'Pleasures of the Flesh', onde a cozinha mostra peso e variedade; a intensa e pesada 'Seeds of Hate', mais uma vez com as guitarras ganhando destque e dando fôlego à canção; e a pogante 'Choose Your Weapon'. Mas ainda temos alguns bônus, as surpresinhas antes citadas: as versões ao vivo para 'Chemi-Kill', ''Til Death Do Us Part', e 'Brain Dead', mais a versão ao vivo para 'Dirty Deeds Done Dirt Cheap', do AC/DC, em uma versão mais pesada e azeda, evidenciando qual a maior influência de 'Zetro' Souza, ou ninguém reparou que nosso herói é uma incorporação thrasher do saudoso Bon Scott?
Ou seja, um ótimo disco, que merece aquele carinho, ao mesmo tempo em que preparou terreno para um disco aniquilador, que viria a ser 'Fabulous Disaster', que também saiu por aqui via Shinigami Records.
Boa diversão!
Tracklist:
01. Deranged
02. 'Til Death Do Us Part
03. Parasite
04. Brain Dead
05. Faster than You'll Ever Live to Be
06. Pleasures of the Flesh
07. 30 Seconds
08. Seeds of Hate
09. Chemi-Kill
10. Choose Your Weapon
11. Chemi-Kill (Live)
12. 'Til Death Do Us Part (Live)
13. Brain Dead (Live)
14. Dirty Deeds Done Dirt Cheap (Live, AC/DC cover)
Formação:
Steve 'Zetro' Souza - Vocais
Gary Holt - Guitarras
Rick Hunolt - Guitarras
Rob McKillop - Baixo
Tom Hunting - Bateria