24 de ago. de 2012

Harllequin – Hellakin Riders (CD)



Die Hard Records – Nacional
Nota 10

Por Marcos Garcia

Ainda hoje no Brasil, as vertentes mais melodiosas acabam sofrendo grande discriminação por parte de fãs, mas isso é algo fútil no tocante a parte musical, uma vez que todos somos fãs de Metal, logo, subdivisões que só nos enfraquecem não fazem sentido algum, ainda mais porque se, de maneira bem simplória, fossemos falar apenas em Metal melodioso e Metal extremo, ambos os lados da questão deram (e ainda dão) contribuições maravilhosas ao Metal nacional como um todo. E mais um ótimo nome que chega é o HARLLEQUIN, de volta depois de um tempinho, que nos brinda com o ótimo ‘Hellakin Riders’.
O que temos no CD é aquele bom e velho Metal Tradicional com melodias muito bem apuradas e evidentes, alguns toques bem sacados de Prog Metal, e elementos mais agressivos do Thrash Metal em uma música única, ou seja, vocais usando e abusando de tons bem altos, guitarras ora mais melodiosas, ora mais agressivas, em riffs e solos bem compostos e pesados, baixo vibrante e com técnica, teclados tocados com maestria, mas sem serem inconvenientes em momento algum, e uma bateria que sabe não só alternar andamentos, mas mostra uma técnica muito boa e pesada, sem usar e abusar de bumbos duplos o tempo todo.
A produção sonora como um todo (incluindo mixagem, masterização e toda a engenharia de som) feita por Caio Cortonesi nos BroadBand Studios, deixou o CD com uma limpeza ímpar, mas ao mesmo tempo, está elegante, pesada e encorpada, sem obliterar detalhe algum; a arte do CD é algo de linda, bem trabalhada e que transpira o conteúdo das letras, pois se baseiam em uma lenda espanhola, a do Bando de Arlequim, homens amaldiçoados e presos em uma dimensão onde estão mortos para os vivos, e vivos para os mortos, ou seja, as letras dão um tempero cultural ótimo à música do grupo.
E quando o CD começa a tocar, a coisa fica realmente séria, pois o trabalho desde quinteto é bem acima da média, sempre forte e construído encima de harmonias excepcionais, logo, fica bem difícil escolher um destaque entre as dez faixas, mas não dá para não citar a beleza e peso de ‘Three Days in Hell’, onde o vocal de Mário Linhares (sim, o mesmo vocalista do mítico DARK AVENGER) flui com naturalidade nos tons mais secos e agressivos quanto nos tons altos; a força e peso de ‘Archangel Asylum’, uma faixa mais desacelerada, e por isso, mais pesada e densa, com ótimos riffs de guitarra, e ‘Going to War’ segue a mesma levada, bem trabalhada e com uma bateria para lá de pesada e variada; ‘Overshadow’, uma faixa que prioriza mais o peso, com o baixo aparecendo bastante; ‘King of the Dead’, mais intimista, com levadas muito boas e que prendem a atenção do ouvinte; a arrasa-quarteirões cadenciada ‘Hellakin Riders’, onde as bases de guitarra são ótimas e os vocais de uma teatralidade soberba, bem como o baixo, bastante evidente, faz bonito; ‘The Riddle’ e ‘The Bride’ são mais etéreas, ambas com belos teclados, e na segunda, surge um clima belíssimo, mais uma vez com o baixo dando a tônica; ‘Daredevil’ é uma faixa mais rápida, mas mesmo assim bem complexa, onde as guitarras e os vocais definitivamente roubam a cena; e a linda ‘Ancestors’, permeada por um belo piano, quase toda uma semi-balada com bastante peso e melodia. Óbvio que o disco encerra-se aqui, o que nos leva a iniciar tudo mais uma vez, pois tudo que é bom merece uma sucessão de repetições. E dá uma vontade enorme de se erguer da poltrona e aplaudir, pois a banda merece.
Um disco maravilhoso, bastante profissional e que deverá constar na lista dos melhores do ano de muitos.

Overshadow


Tracklist:

01. Three Days in Hell
02. Archangel Asylum
03. Going to War
04. Overshadow
05. King of the Dead
06. Hellakin Riders
07. The Riddle
08. The Bride
09. Daredevil
10. Ancestors


Formação:

Mário Linhares – Vocais
Fabrício Moraes – Guitarras 
Caio Cortonesi – Baixo
Pedro Val – Teclados 
Kayo John – Bateria 


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