20 de jul. de 2012

Thunderkraft – Totentanz (CD)



Svarga Music – Importado
Nota 10
Por Marcos Garcia

Cada vez mais o Leste europeu, tão maltratado em todos os sentidos por consecutivas ditaduras de cunho socialista em mais de 70 anos, onde seu povo vivia em condições desumanas e privado de direitos e liberdade, mostra a cara com bandas de Metal com bons trabalhos, e em vários estilos de Metal, mais notadamente o Pagan Metal, que por si só já é bem diversificado, mas obviamente existem bandas que preferem trilhar por outras vertentes. E o Thunderkraft, quinteto ucraniano, é desses que prefere fazer algo diferente e inovador, especialmente em seu segundo CD, Totentanz, que acaba de sair via Svarga Music.
Misturando um Death Metal que mixa brutalidade e técnica, com elementos experimentais, Avantgarde, Folk e Industriais, e temos uma musicalidade bem única e personalizada, cativante e que empolga bastante o ouvinte. E cantado na língua pátria (ou seja, lá vamos nós ter que aprender a língua, um desafio educacional gratificante).
A produção sonora do disco é bastante polida e bem feita, deixando claro cada elemento na música da banda (e que não são poucos), mas sem obliterar o peso característico do quinteto, bem como a produção visual é de muito bom gosto e bem feita.
O que se vê aqui é um trabalho bem feito e variado, mesclando vocais ora agressivos e guturais, ora mais hipnóticos e suaves, guitarras em riffs pesados e bem trabalhados, com técnica, melodia e peso; baixo e bateria bem variados, sabendo dar diversidade rítmica ao trabalho da banda, e teclados muito bem colocados, dando a tônica Industrial e Folk nos momentos certos, e contribuindo bastante nos momentos mais extremos e pesados.
Como o disco é nivelado por cima, chega a ser pecaminoso querer destacar esta ou aquela música, pois todas são preciosas aos ouvidos em busca de novidades, como a variada e pesadíssima Настане час (A Time Will Come), onde mudanças de andamentos e melodias se misturam bem a agressividade da banda, com bastante destaque para os vocais bem postados; a forte Дефект масс (Mass Defect), com diversos momentos mais voltados ao Industrial, fora ótimo solo de guitarra; a intensa, empolgante e maravilhosa Смерть не роз'єднає нас (Death Won't Separate Us), que começa em uma levada lenta, para virar logo uma paulada mais cadenciada e emotiva, com ótimas variações vocais (indo do gutural ao goth e ao rasgado), bases de guitarra bem intensas e ganchudas, belíssimos solos de guitarra, cozinha perfeita, e teclados para de bem orquestrados; Світ майбутнього (The Future World), com fortes toques de música tradicional eslava misturada ao Industrial e peso massivo, com outro show das guitarras, em um solo carregado de wah-wah; Смятая повесть (A Crumpled Story), essa com tônica no Industrial, embora a agressividade e peso estejam presente, com ótimos teclados; a ‘tiamatiana’ Навстречу новой заре (Towards a New Dawn), e caótica Творець життя (The Creator of Life), com base baixo-bateria bem empolgantes em meio a brutalidade e toques Folk.
Uma das grandes revelações de 2012, sem sombra de dúvidas!
E para quem ainda não sabe, Totentanz é o nome em alemão da obra 'Dança Macabra', que já foi levada ao teatro e é tocada por orquestras. Vale a pena uma lida e ouvida mais profunda no tema, bem como no trabalho desses ucranianos.

Death Won't Separate Us (Смерть не роз'єднає нас)


Tracklist:

01. Настане час [A Time Will Come] 
02. Дефект масс [Mass Defect] 
03. Totentanz [Dance of the Dead] 
04. Смерть не роз'єднає нас [Death Won't Separate Us] 
05. Світ майбутнього [The Future World] 
06. Смятая повесть [A Crumpled Story]
07. Де сон л'є вологою з вій [Where the Dream Flows as Moisture from Eyelashes]
08. Навстречу новой заре [Towards a New Dawn] 
09. Творець життя [The Creator of Life]



Formação:

Master Alafern – Guitarras, vocais, violino
Ann – Teclados, flauta
Sigurd – Baixo 
Munruthel – Bateria, vocal
Amorth I.M. – Vocal (ao vivo)


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Comentário(s):