1 de jul. de 2012

Mystagog – ...Of Old (CD)



Neverheard Distr – Importado
Nota 6
Por Marcos Garcia

O Black Metal do início dos anos 90, com aquele clima ríspido, gravações toscas, musicalidade mais simples e fortes influências de bandas como Bathory e Hellhammer, continua firme e fazendo escola pelo mundo inteiro, mesmo em países com tradição pouco conhecida na cena mundial.
A Hungria, terra do lendário Tormentor, acaba de pôr mais um filho Black Metal no mundo na figura da dupla Mystagog, praticante de um Black Metal cru, ríspido, macabro, simples, direto e bastante azedo, e que é tão adepta do modelo Old School da Noruega que a banda garante que nunca fará shows.
A gravação é muito, muito, muito tosca, o que será para os fãs do estilo um deleite, mas que oculta certas nuances de sua música, prejudicando uma audição mais apurada, mas há quem considere isso parte do charme do estilo, logo, que seja. A capa, bem simples, mais uma vez reforçando o clima Old School que permeia este trabalho.
Composta por Angmar (vocais e bateria, que faz parte do Witchcraft, Diecold, ex-Hell) e Grave (também conhecido por Thanatos nas guitarras e baixo,  membro do Spüolus, Diecold, ex-666, ex-Thy Funeral, ex-Nebular Carpathians), a banda mostra uma sonoridade bastante calcada nos tempos de discos como Transilvanian Hunger e Under a Funeral Moon, só que um pouco mais climático que este, e assim, podemos destacar as músicas ...Execute, com um andamento sinistro e cheio de angústia, assim como o é em Dark Cave and Smoke; a mais cadenciada e suja ...of Old, onde riffs e vocais secos e azedos se misturam em um clima opressivo e mórbido; e Devastating Storm, onde há um pouquinho mais de variação rítmica. Mas apesar disso, o disco ainda carece de mais variações, pois infelizmente, as canções, apesar de boas, são muito parecidas entre si, e o espectro de sua maior influência, o Darkthrone antigo, assombra o disco todo. Ou seja, a banda carece de mais personalidade, pois não basta fazer algo cru, tem que soprar vida nas músicas, e parar um pouco com culto ao que já se passou. Ter gravação crua em uma forma de atutude é uma coisa, fazer a coisa de forma desleixada de propósito é outra, piorada se a banda não tem lá muita personalidade própria.
Um bom disco, uma boa ideia, mas que poderia ter sido mais bem abordada e bem feita, mas acredito que em uma próxima oportunidade, a banda nos dará boas surpresas, pois é capaz disso.

Of Old

Tracklist:

01. …Execute
02. Dark Cave and Smoke
03. ...of Old
04. Growing Moon
05. The Blood and the Flesh
06. Armageddon
07. The Deep
08. Devastating Storm



Formação:

Angmar - Vocais e bateria
Grave (Thanatos) – Guitarras e baixo


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Comentário(s):