22 de jun. de 2012

Evocation – Evoked from Demonic Depths – The Early Years (CD Compilação)


Century Media Records - Importado
Nota 8
Por Marcos Garcia

Ainda há tesouros escondidos nos porões do underground mundial, alguns que poderiam ter causado pequenas (ou grandes) revoluções musicais dentro das subdivisões de Metal. No caso dessa resenha específica, os suecos do Evocation, banda sueca de Death Metal que surgiu há mais de 20 anos atrás, poderia ter sido uma das responsáveis por desencadear o Techno Death Metal com nuances mais melodiosas, ou seja, é um grupo que mixa o característico Death Metal sueco com um tiquinho do que vemos no som de Gotemburgo, e assim, lá na década de 90, poderia ter dado o ponta-pé inicial da coisa, mas que infelizmente, após duas Demos de boa receptividade, deu uma para, retornando à atividade em 2004. A banda, então, começou a fazer um relativo sucesso, o que a levou a gravar 3 CDs de estúdio de 2006 a 2010, e em uma homenagem aos fãs antigos, acabam de pôr no mercado a compilação Evoked from Demonic Depths – The Early Years.
Sim, esta compilação nos trás as duas Demos da década de 90 (The Ancient Gate e Promo 1992), um ensaio da banda, mais a inédita Genesis, que apesar de gravada apenas agora, data de 1992, ou seja, é uma canção antiga, gravada nos IF Studios (onde In Flames e The Haunted já gravaram) e produzida por Robert Laghi. As músicas das Demos foram remasterizadas no Fascination Street Studio (onde Opeth, Paradise Lost, Enslaved, Grand Magus e outros já estiveram gravando), sendo que o processo foi feito usando diretamente as versões contidas nas fitas master. Já o ensaio possui uma gravação não tão boa, mas se pensar direito, poucas são as bandas que os gravam na intenção de lançá-los no mercado.
O resultado é bastante satisfatório, já que apesar das faixas ainda serem mais primitivas, já mostram as características sonoras que o Evocation iria mostrar após sua volta, como técnica acima da média, bons vocais urrados (fugindo do gutural comum), e sabendo dosar um pouco de velocidade com uma sonoridade bruta.
O CD todo é muito legal, destacando-se as faixas Through the Darkened Peril, que tem aquele jeitão Death Metal Way bem legal; a cadenciada e empolgante The Ancient Gate; Desolated Spirits, que se inicia com um baixo bem jazzístico antes de virar uma pedrada ríspida e técnica; Spiritual Affinity, mais cadenciada e bruta, com ótimo trabalho de bateria; e Genesis, que mostra que a banda, apesar de toda sua evolução, se mantém fiel às suas raízes.
Ainda há três vídeos da época de bônus, gravados ao vivo, para The Ancient Gate, Genesis, e Where the Headstones Shine, e o CD ainda trará um encarte com 32 páginas e um O-Card.
Um bom disco, que merece bastante uma conferida mais apurada.

Trailer

Tracklist:

01. A Wind Has Risen
02. Through the Darkened Peril
03. The Ancient Gate
04. Desolated Spirits
05. On a Journey to Heaven
06. Where the Headstones Shine
07. Veils Were Blown
08. Spiritual Affinity
09. Outro
10. On a Journey To Heaven (rehearsal)
11. Where The Headstones Shine (rehearsal)
12. Spiritual Affinity (rehearsal)
13. Veils Were Blown (rehearsal)
14. Genesis


 Formação:

Janne Kenttäkumpu Bodén – Bateria, backing vocals
Vesa Kenttäkumpu – Guitarras
Marko Palmén – Guitarras
Tjompe – Vocais , baixo                        


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):