29 de mai. de 2012

Sodoma - Sempiterno Agressor (CD)

 

Nota 9
Por Marcos Garcia

Algumas bandas no Brasil realmente nasceram para serem gigantes, pois seguindo a tradição de não desanimar diante das inúmeras dificuldades que existem no underground dos antecessores dos anos 80, que marcaram uma época pela disposição e garra diante dos problemas.
Muitos desanimam, outros acham nas dificuldades seu incentivo, e o quarteto Sodoma, vindo de João Pessoa (PB), mostra com vigor ímpar que está no segundo grupo, com seu primeiro CD, Sempiterno Agressor.
Desfilando aquilo que conhecemos como ‘Brazilian Way of Death/Black Metal’, ou seja, uma fusão dos dois estilos sem lembrar bandas de outros países, usando de boa técnica, mas sem deixar de bruto e pesado bem como usa algumas melodias intrincadas aqui e ali (especialmente nos solos de guitarra) que enriquecem o som.
A produção sonora está encima do lance, em um nível bom, onde podemos diferenciar cada instrumento separadamente sem soar embolado, mas nem por isso menos bruto e compacto. A arte é muito bela, expressando o ideal lírico do quarteto de forma bem clara, sem deixar espaço para dúvidas ou questionamentos, bem como as letras em português deixam isso ainda mais claro.
O CD de ponta a ponta é bem conciso e homogêneo, mas se pode destacar logo nas primeiras audições a abre-alas Mentor da Fornicação, rápida, brutal e técnica, especialmente pela bateria bem trabalhada; da ‘dissectiana’ Estigmas Jorram Sêmem, bem variada, com bons vocais e solos de guitarra, que se distanciam da escola ‘nota-alavanca-outra-nota’; BDSM Vaticano, onde a banda aposta em uma canção um pouco mais cadenciada, onde, mesmo diante da rispidez da banda, as melodias ficam muito evidentes; Manto de Lvcifer, onde a rapidez não exagerada da banda volta à tona, mostrando uma personalidade musical não convencional, mesmo em um estilo já bastante concorrido; Apócrifos, que é bem cadenciada e intensa em boa parte, mostrando bom trabalho no baixo de Hate em alguns momentos, e ótimos solos da dupla Samidarish e Seth, a da bateria de Destroyer, que varia bem os andamentos; e Agressor, mais uma faixa que varia entre a rapidez característica e a cadência densa e climática, bem trabalhada e forte.
Um disco que merece, sem sombra de dúvidas, respaldo de todo fã de Metal de Metal que se preze.
E para que possam conhecer um pouco do trabalho da banda, um vídeo ao vivo da banda gravado no Live Khaoz, no Iron Maiden Day para BDSM Vaticano e Apócrifos, e a música BDSM Vaticano direto do CD.

BDSM Vaticano + Apócrifos (live)

BDSM Vaticano


Tracklist:

01. Mentor da Fornicação
02. Estigmas Jorram Sêmem
03. BDSM Vaticano
04. Svprema Ave Negra
05. Manto de Lvcifer
06. Salvia Divinorvm - Aeon Frnix
07. Apócrifos
08. Desacorrentando Lobos
09. Agressor
10. Bellatoris, Promiscvvm, Avante!




Line Up:

Hate – Vokhaoz / Bass
Samidarish – Guitar
Seth – Guitar
Destroyer – Drums


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):