28 de out. de 2015

DESDOMINUS - Uncreation (CD): Marcando a história do Metal brasileiro a ferro e fogo!

2015
Nacional

Nota 10,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Ao passear pelo underground brasileiro, seja pela internet ou a ida a points e shows, não é raro ver as condições as quais as bandas nacionais são expostas. A maioria destas está bem abaixo do nível satisfatório para que uma banda possa existir e fazer um bom trabalho. E isso é uma enorme injustiça, agravada mais ainda por um fator que é de causar lágrimas aos mais ligados ao cenário com mais profundidade sentimental: audiências, na maioria das vezes, vazias.

Não sei o que grande parte do público nacional pensa, ou se vivem o velho complexo de vira-latas. Sim, este autor já teve o desprazer enorme de ver velha máxima de Nelson Rodrigues aplicada em muitas ocasiões, quando bangers preferem cerveja ou bandas genéricas do exterior ao invés de prestigiarem bandas do nosso país. Sinto lhes dizer, mas realmente, bandas arrasadoras surgem nesse país todos os dias, e algumas veteranas dão sentido à palavra "evolução", fazendo qualquer idéia que expressem soe vazia. E são bandas como DESDOMINUS, o quarteto arrasador de Americana (SP) que dão orgulho a qualquer headbanger que se preze, já que "Uncreation", novo disco da banda, está entre os melhores discos do ano, e talvez de toda história do Metal extremo brasileiro.

Em 22 anos de muita luta na estrada, o quarteto foi ganhando experiência, aglutinando influências musicais, sem nunca abrir mão da sua identidade ligada ao Metal extremo. E nem me atrevo a classificá-los como Death, Black ou seja lá o termo que vocês puderem pensar. "Uncreation" mostra uma banda evoluída, com uma musicalidade apurada, excelente técnica, mas sempre tendo uma coerência musical enorme. Vocais rasgados esganiçados muito bem compostos e com boa dicção, um duetos de guitarras com riffs absurdos e bem trabalhados, e solos transpirando melodias preciosas; e uma dupla baixo/bateria extremamente criativa e cuidando para que os andamentos variem de forma harmoniosa. Mas não se preocupem: se gostaram de "Without Domain" de 2003 e de "Devastating Millenary Lies", de 2013, posso lhes garantir que este aqui mantém o mesmo espírito, apenas mais burilado, coeso e pesado. E ainda bem agressivo!

Desdominus

Gravado no Estúdio Fuzza, na cidade natal da banda, o CD tem a produção feita por Ricardo Biancarelli, que acompanhou a gravação, mixou e masterizou o disco. E que qualidade ele conseguiu, pois aliar melodia e beleza com brutalidade não é tarefa simples. Está claro, pesado e agressivo, e tudo nas devidas medidas. 

A capa é um belíssimo trabalho de Rafael Tavares. E ele conseguiu dar corpo ao padrão filosófico das letras (pois o quarteto não perde tempo com capetaria vazia ou temas ocos, mas mostra uma inteligência incomum no cenário) e conteúdo musical da banda.

Quem os conhece de longa data, sabe que o DESDOMINUS já nasceu grande, e é justamente sua abordagem não convencional do Metal extremo que os habilita a fazer o que muitas outras bandas não conseguem, ou não ousam. Se os arranjos musicais e dinâmica instrumental do grupo podem ser traduzidos em uma palavra, ela é "sabedoria", não há outra.

De longe o melhor e mais maduro trabalho do quarteto, "Uncreation" é um disco perfeito do início ao fim, sem nada que o desabone, sem uma faixa que seja descartável.

Certo e Convicto - É a tradicional faixa de abertura em português, que é uma marca registrada da banda, um pouco mais agressiva que a média do CD, e apresentando uma diversidade muito interessante de andamentos, mostrando que Ney e Rafael se entendem muito bem na cozinha rítmica da banda, sabendo onde encaixar cada batida, cada acorde, sem que se possa tirar ou pôr algo.

Erase the God Within - Outra que é bem agressiva e não tão rápida, mas ao se observar com bastante atenção, que riffs são esses? Melodia, feeling e brutalidade na medida certa, em um trabalho ótimo de Bruno e Wilian, sem contar que a base também dá um show de variações de tempos e ótimas conduções.

Uncreation - Um dos melhores momentos do disco. Outra faixa ríspida e com vocais absurdamente rasgados (e alguns mais normais, onde surgem efeitos para dar aquela ambientação soturna), mas basta olhar as bases de guitarra e ficar completamente arrepiado, isso sem falar nos belos solos melodiosos.

Sacred Scrolls of Holy Lies - introduzida por belas guitarras limpas e alguns toques de violões, é outra onde belas melodias vão preenchendo os espaços, acompanhados de uma bela bateria, antes de surgirem novos acordes limpos e a brutalidade começar de vez, com um andamento em velocidade mediana e alguns momentos mais brutais. Mas se preparem, pois há partes empolgantes que nos ganham de primeira.

Cathedra - Outra pancadaria que exibe alguns riffs de guitarra inspirados no Thrash Metal, com vocais absurdamente bem postados e alguns duetos de guitarras melodiosos à lá MAIDEN/PRIEST fabulosos.

Introspection - Uma linda instrumental focada no trabalho de guitarras limpas e violões, permeadas por ótimos teclados, e esta canção que serve como um interlúdio. Mas merece uma citação honrosa.

Inner Elevation - Com mais de nove minutos, é uma faixa rica em termos instrumentais, mas um caos de agressividade. Veja como mais uma vez baixo e bateria guiam a música perfeitamente, mas sem que o todo seja afetado. Outra das melhores faixas do disco. E vejam que existem alguns momentos mais calmo e introspectivos em meio a tanto caos.

Waves Collide - O andamento é mais refreado, deixando aquele clima denso e opressivo essencial, mas adornado por guitarras melodiosas e criativas em cada momento. Mas é cativante devido ao belo uso de riffs intensos e com sacadas vindas do Metal tradicional.

Beyond the Allowed - Riqueza instrumental absurda, encorpada por partes mais complexas nas guitarras e baixo, sem falar que a bateria está dando um show aqui. E mais uma vez, os vocais dão aquele toque especial de agressividade.

Sublimation - Outra instrumental em que guitarras limpas e alguns tons de teclado se mesclam, fechando o CD de forma soturna e introspectiva, mas com chave de ouro.

Recomendo não só aos fãs de Metal extremo, mas a todos que sabem que rótulos são uma perda de tempo precioso com lixo ideológico...

Sem exageros: "Uncreation" não é só um CD ótimo, e nem somente um dos top 10 do ano em termos de Metal nacional, mas é uma obra-prima, e mesmo eu acreditando que somente o tempo mostra que um disco tende ou não a ser um clássico, este aqui tende a se tornar um do gênero no Brasil, e talvez mesmo do mundo. 

Quem viver, verá.





Músicas:

1. Certo e Convicto
2. Erase the God Within
3. Uncreation
4. Sacred Scrolls of Holy Lies
5. Cathedra
6. Introspection (Instrumental)
7. Inner Elevation
8. Waves Collide
9. Beyond The Allowed
10. Sublimation (Instrumental)


Banda:

Paolo Bruno - Vocais, guitarras
Wilian Gonsalves - Guitarras
Rafael Faria - Baixo
Ney Paulino - Bateria


Contatos:

Metal Media (Assessoria de Imprensa)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):