24 de ago. de 2015

Creptum - In the Arms of Death (Websingle)

2015 - Independente - Nacional

Nota 9,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


E eis que um grupo tradicional da cena Black Metal de São Paulo retorna com mais um lançamento. Sim, o CREPTUM, depois de sua volta e alguns shows, mostra mais uma vez as garras em um material inédito, o websingle "In the Arms of Death".

Se está esperando mudanças, inovações, modernidades ou algo mais sinfônico, esqueça. As forças do agora quarteto (com a entrada do baixista T. Aversvs) se foca mesmo em uma forma mais tradicional, azeda e bruta de se fazer Black Metal, lembrando em muito as bandas da SWOBM, ou seja, aquelas do revival do gênero no início dos anos 90, em algo mais pesado, denso e sinistro. Veloz em alguns momentos (sem ser algo exagerado), mais cadenciado e fúnebre em outros, a banda mostra força e convence mais uma vez. Sim, apesar da fórmula não ser nova, a abordagem do quarteto não é muito convencional, ou seja: a música reflete o que a banda quer, não o que o rótulo pode sugerir.

Creptum
A produção sonora nos garante uma qualidade melhor que antes. Embora ainda soe sinistro, cru e pesado, está bem mais compreensível, pois podemos perceber os instrumentos separadamente sem muito esforço, mostrando que o guitarrista Deimous Nefus sabe bem o que quer em termos de sonoridade, bem como a escolha de timbres mais crus e diretos foi ótima em todos os sentidos. A arte, mais um trabalho de Raphael Grizilli (da estamparia Goetia72) ficou muito bom, resgatando algo que está na raiz do gênero: o choque visual, aquela coisa que uma pessoa não iniciada olha e vira o resto.

Musicalmente, o CREPTUM se mostra mas evoluído e coeso que antes, dando um passo adiante em seu estilo, sem perder a essência. "In the Arms of Death" é brutal e com boas mudanças de ritmo, com alguns momentos mais atmosféricos bem soturnos, mostrando que baixo e bateria estão bem coesos, e os vocais usam um "approach" mais grave das tradicionais vozes rasgadas do estilo. "Burn the Cross" já usa de uma velocidade mais constante e um pouco maior que a anterior, sendo uma canção um pouco mais simples, mas com um brilho sinistro bem interessante. E fechando, uma versão explosiva e própria para a clássica "Massacre", do lendário BATHORY sueco, apresentando ótimos vocais e boas passagens das guitarras. Se repararem, é a primeira faixa de "Under the Sign of the Black Mark", logo, fica perceptível o motivo desse álbum ser um dos pilares mais fundamentais da sonoridade do Black Metal atual.

O CREPTUM volta com tudo, mas é preciso que venha logo um álbum deles, para coroar o bom momento da carreira. E se houver justiça, os coroar como um dos nomes mais promissores do gênero no país. E podem baixar o Websingle no Bandcamp da banda de graça.









Músicas:

01. In the Arms of Death
02. Burn the Cross
03. Massacre


Banda:

Tanatos - Vocal, guitarras
Deimous Nefus - Guitarras
T. Aversvs - Baixo
Animus Atra - Bateria


Contatos:

Metal Media (Assessoria de Imprensa)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):