15 de fev de 2017

EDEN SEED - Rising Up (EP)



2016
Independente
Nacional

Tracklist:

1. Return
2. Spirit in Hell


Banda:


Cláudio Marchese - Vocais
Gisele Marie Rocha - Guitarras, backing vocals
Caio Caruso - Baixo, backing vocals
Gilberto Meneses - Bateria, backing vocals


Contatos:



Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


Bem, o Heavy Metal e todas as vertentes dele são uma linguagem universal, que alcançam fãs dos mais variados tipos. E justamente esta universalidade que faz tão bem a todos nós.

Provando esta universalidade, temos o EDEN SEED, de São Paulo, uma banda de Metal tradicional com um trabalho muito bom, como o EP “Rising Up” aqui está para provar.

O que temos no EP: um quarteto fazendo um trabalho calcado no Metal tradicional com algo do Thrash Metal em algumas partes, boa dose de melodia e peso. As canções são criativas, as linhas melódicas muito boas, e um trabalho peso-pesado de baixo e bateria, em uma cozinha rítmica sólida e trabalhada na medida certa, além de guitarras extremamente virtuosas, com riffs pesados e sólidos e solos muito bem feitos (em uma linha que nos trás à mente nomes como Randy Rhoads e Jake E. Lee). O único pecado da banda realmente está nas linhas vocais, uma vez que elas não são 100% compatíveis com a sonoridade do grupo. E isso precisa ser sanado, pondo uma dose maior de agressividade.

O baixista Caio e a guitarrista Gisele fizeram o trabalho de produção e engenharia de som, e Gisele ainda fez a masterização. A sonoridade está de bom nível, com os instrumentos bem audíveis e bons timbres. Mas é preciso dar uma melhorada, pois está soando um pouco cru além do necessário. E a arte da capa e layout também são de Gisele (essa moça é realmente talentosa em muitos aspectos), e ficou ótima, mostrando elementos de diversidade cultural interessante.

Apesar de não buscar ser inovador, o EDEN SEED mostra que tem potencial, e muito. A parte instrumental da banda é perfeita, sólida e apresenta arranjos de primeira. Mas como já dito, os vocais precisam se adaptar urgentemente ao que o trabalho musical do quarteto. Pode até ser um problema da gravação, mas mesmo assim, um pouco mais de agressividade fará maravilhas.

Os riffs agressivos e pesados de “Return” nos seduzem logo já primeira audição, fora o solo virtuoso (sem ser aquela coisa de “shred” para lá e para cá); e “Spirit in Hell” já apresenta aquela força de um ritmo cadenciado e forte, com baixo e bateria mostrado sua importância dentro da musicalidade do grupo.

Acertando a gravação (já que a banda já está preparando o primeiro disco), e o vocalista se encaixando melhor no que o grupo pede, é sucesso garantido.

Ah, sim, preciso falar de duas coisas:

1. O EDEN SEED é uma banda de Metal, e a fé pessoal da guitarrista Gisele pouco ou nada tem com a questão musical/lírica do grupo. Assim sendo, atenham-se apenas à música;

2. O EP está disponível no Youtube ou para download gratuito aqui.


Comentário(s):