21 de mai. de 2016

TORTURE SQUAD - Return of Evil (EP)


2016
Nacional

Nota: 9,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


A progressão musical de uma banda já bem experiente é algo bem comum. Seja pelo tempo, seja por mudanças de integrantes, uma banda com uma vida mais longa (digamos, com mais de 10 anos de carreira em diante) tende a exibir essa característica claramente. Mas é importante que a banda mantenha a coerência, ou seja, a fidelidade às raízes de sua música, já que mudar de estilo poderia acarretar a perda da base de fãs já consolidada, bem como da identidade.

No caso do quarteto paulista TORTURE SQUAD, podemos dizer que a banda tem apresentado esta característica de forma interessante. Do Death/Thrash rasgado da época de Vitor Rodrigues nos vocais, passando pela época em que Rafael Lopes trouxe o refinamento de melodias, e pelo Thrash Metal sujo e intenso de "Esquadrão de Tortura", eis que a banda teve uma mudança de formação singular, e retorna com o EP "Return of Evil", que a Shinigami Records acaba de colocar no mercado.

Agora, nos vocais temos Mayara "Undead" (que passou pelo NECROMESIS), e nas guitarras está o experiente Renê Simionato, com várias bandas em seu currículo. A base rítmica é a mesma, com os experientes Castor no baixo e Amilcar Christófaro na bateria.

O que mudou na banda?

Bem, podemos dizer que o grupo resgata um pouco o lado Death Metal de sua música, ao mesmo tempo em que mantém o peso e agressividade dos discos mais recentes. Ou seja, o quarteto se reinventou mais uma vez sem perder a noção do próprio estilo. Está agressivo, brutal, mas muito bem construído e (em termos de acabamento), esmerado.

Wagner Meirinho e o próprio grupo chamaram a responsabilidade de gravar e mixar o disco, sendo tudo feito no Na Cena estúdio (em SP), sendo que Wagner ainda fez a masterização. O que a banda nos apresenta é uma sonoridade pesada, intensa e suja na medida certa, mas com cada um dos instrumentos aparecendo muito bem, e verdade seja dita: em termos de timbres, acertaram a mão. Sim, a clareza é suficiente para compreender bem o que eles estão tocando, ao ponto de reparar como Castor e Amílcar estão muito bem entrosados.

Torture Squad
Já a capa (feita por Eugênio Colonnese) é bem simples, bem como a arte do encarte (mais um trabalho de João Duarte), e tudo da forma mais simples e despojada possível, talvez deixando claro que o grupo realmente renasceu para uma nova vida. E a banda ainda mostra uma idéia interessante: disponibilizar as letras das músicas tanto em português como em inglês.

Musicalmente, o TORTURE SQUAD mostra o peso da longa experiência, sabendo explorar as possibilidades de sua música. É agressivo e intenso, mas se percebe o alinhavo refinado em termos de arranjos e dinâmica instrumental. Apesar disso, é claro que uma segunda ouvida nos dá uma noção bem mais clara de como a banda está em boa forma e coesa.

"Return of Evil" é uma faixa de longa duração, intensa e bruta, alternando momentos mais velozes e outros mais soturnos, com a cozinha baixo-bateria mostrando-se muito bem, mas cheia de uma pluralidade musical de bom gosto; em "Swallow Your Reality", o quarteto mostra algo ainda mais brutal, com o lado Death Metal de sua musicalidade bem exposto, mesmo porque as vocalizações estão muito boas (a diversidade de tons vocais é ótima), foram alguns momentos mais grooveados; um ataque de riffs de primeira por parte das é o que se ouve em "Dreadful Lies", com um andamento muito variado, muito peso e aquela pegada ganchuda que o quarteto sempre teve, com os vocais mostrando trabalho; e "Iron Squad" é uma faixa instrumental, bem diversificada em termos de ritmo, com momentos mais lentos, outros suaves, e outros ainda bem explosivos, com um trabalho muito bom das guitarras mais uma vez (o solo inicial é bem caprichado), o baixo aparecendo bastante e mostrando uma técnica muito boa, e a bateria é firme e cheia de passagens mais técnicas. E ao final, a sensação que o disco poderia ser maior é clara, fica aquela vontade de ouvir mais e mais.

E ainda temos dois bônus: o vídeo para "Return of Evil" e um mini-documentário, mostrando a banda em estúdio, durante as gravações do EP, onde existem cenas impagáveis (ver Renê tocando "Changes" do BLACK SABBATH no piano, ou na bateria, é algo bem legal).

O que se pode afirmar é: o TORTURE SQUAD se mostra revigorado e pronto para a briga mais uma vez. Quem já era fã, vai continuar sendo; e quem não foi, é bom dar uma ouvida com toda atenção em "Return of Evil".






Músicas:

1. Return of Evil
2. Swallow Your Reality
3. Dreadful Lies
4. Iron Squad

Vídeos:

05. Return of Evil
06. Behind the Evil


Banda:

Mayara "Undead" Puertas - Vocais
Renê Simionato - Guitarras, violões
Castor - Baixo, backing vocals
Amílcar Christófaro - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):