28 de fev. de 2016

DRAGONFORCE - In the Line of Fire... Larger Than Life (CD+DVD)


2016
Nacional

Nota: 10,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia

Destaques: "Fury of the Storm", "Three Hammers", "Seasons", "Cry Thunder", "Through the Fire and Flames", "Valley of the Damned", "Defenders".


Poucas vezes o Metal teve uma banda tão divisora de opiniões como o sexteto bretão DRAGONFORCE. Sim, pois é mesmo caso extremo de amor ou ódio, com louvores e críticas. Não há meio termos com eles, embora ninguém possa negar: a banda tem uma qualidade musical excelente. E apostando nisso, a Shinigami Records colocou o pacote CD + DVD "In the Line of Fire... Larger Than Life" no mercado nacional.

O grupo realmente é o que se propõe a ser: um sexto de Extreme Power Metal, ou seja, temos o bom e velho Power Metal com uma roupagem personalizada, com blast beats em vários momentos, backing vocals extremos, muitas vezes em uma velocidade alucinante, outras em momentos mais lentos, mas sempre pesado, técnico, bem acabado e diferente de tudo que já foi feito. Isso ninguém, detrator ou fã, pode negar. E por ser um registro ao vivo (gravado durante a tour promocional de "Maximum Overload", em 18/10/2014, no Loud Park Festival, Saitama Super Arena, no Japão), vemos uma banda que vai muito bem ao vivo, verdade seja dita. 

A produção sonora tanto do CD quanto do DVD é excelente. Sonoramente, você percebe claramente que é um show ao vivo, sem muitos recursos (como pré-gravações), e soa claro, nítido, mas com peso. Em termos de vídeo, os takes de câmera são ótimos, mostrando a banda em vários ângulos, sem deixar de exibir cada um dos seis integrantes da banda, e sem privilegiar os patrões Sam e Herman. E pelas tomadas do público, o local estava abarrotado. Há um mini-documentário sobre a produção do DVD em estúdio, com Herman e Damien Rainaud, chamado "The Right Mix".

Sobre a banda em si, não há muito que ser dito: todos estão muito bem, cada um deles tocando o seu melhor e com boa postura de palco. Sam Totman e Herman Li são uma dupla e tanto de guitarras, ao passo que o veterano Frédéric Leclercq no baixo e o novato Gee Anzalone na bateria (seu primeiro registro com o sexteto) formam uma base rítmica sólida e de dar inveja em muitos grupos, em termos de peso e técnica. O veterano Vadim Pruzhanov mostra-se muito bem, usando tanto seu teclado fixo como outro para se juntar a linha de frente do DRAGONFORCE. Marc Hudson é um ótimo vocalista, mas deveria deixar de dar tantos gritos agudos como faz em "Fury of the Storm", que não existem na versão original, pois isso destoa.

DragonForce
No DVD, entre partes do show, temos alguns mini-documentários com os músicos. E são muito legais, como ver Sam jogando e falando sobre fliperamas usando uma camisa do BATHORY (para quem ainda não sabe, ele era guitarrista/vocalista do finado grupo Neozelandês de Black Metal DEMONIAC, por onde Herman também passou), Frédéric  a casa dele tocando guitarras em formatos engraçados (a do célebre personagem japonês Doraemon é muito divertida). E é possível acessá-los também pelo menu.

O show no CD e no DVD são basicamente a mesma coisa, diferindo que no CD, temos a música "Defenders". No DVD, os extras mencionados abaixo.

A lista de músicas do show é ótima. Óbvio que alguns clássicos acabaram ficando de foram, como "Operation Ground and Pound" e "My Spirit Will Go On", e lembro o leitor que a prevalência do material de "Maximum Overload" se dá pelo fato de ser a tour promocional do mesmo. Mas ao ver a banda tocando algumas canções marcantes como "Black Winter Night", "Cry Thunder", "Through the Fire and Flames" e a clássica "Valley of the Damned" (eu fiquei observando as sessões de solos só para ver se eram fiéis ao que se ouve no estúdio, uma velha curiosidade), é impossível não se curvar ao talento e bom gosto do grupo. E como emociona ao ver o sexteto vir à frente do palco após o show, cumprimentar e agradecer ao público.

Como disse acima, amem ou odeiem, mas não neguem: o DRAGONFORCE é um nome de peso dentro do cenário mundial, e merece aplausos.

Tá esperando o que? Corra atrás da sua cópia logo de uma vez!!!!



Músicas:

CD:

1. Fury of the Storm 
2. Three Hammers 
3. Black Winter Night 
4. Tomorrow's Kings 
5. Seasons 
6. Symphony of the Night 
7. Cry Thunder 
8. Ring of Fire 
9. Through the Fire and Flames 
10. Valley of the Damned 
11. Defenders (faixa bônus do CD)

DVD (extras):

1. Tokyo Party  
2. Sam Off Tour  
3. Fred - Life in France  
4. Gee's Drums Journey  
5. Japan Show Day  
6. Behind the World Tour Part 1  
7. Marc's Inspirations  
8. Behind the World Tour Part 2  
9. The Crew  
10. Vadim Back Home  
11. Herman's Time Off  
12. Marc's Tokyo Adventure  
13. Fred Loves Japan  
13. The Right Mix


Banda:

Marc Hudson - Vocais 
Sam Totman - Guitarras, backing vocals
Herman Li - Guitarras, backing vocals
Vadim Pruzhanov - Teclados, backing vocals
Frédéric Leclercq - Baixo, vocais agressivos 
Gee Anzalone - Bateria


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):