12 de dez. de 2015

LYRIA - Catharsis (CD)

Músicas:

01. The True War 
02. Revenge 
03. Jester
04. The Phoenix Cry
05. Reflection
06. Insanity
07. The Phoenix Rebirth
08. Light and Darkness
09. What Do You Want from Me?
10. Craven

2014
Independente
Nacional

Nota 9,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Contatos:

Blog n Roll (Management)


Fazer Symphonic Metal no Brasil é algo bem difícil.

Sim, o estilo tem enormes problemas em ser feito por aqui, uma vez que o nível de exigência sobre a questão técnica é elevado, e ao mesmo tempo, é necessário manter a música o mais atraente possível para aqueles que não se importam demais com virtuosismo instrumental. E atingir este equilíbrio não é simples nem mesmo no exterior. 

Mas mesmo assim, bons nomes surgem a todo momento no Brasil, e é interessante ver que no Rio de Janeiro, terra marcada por radicalismos extremos no cenário local, surgirem bandas ótimas como o LYRIA, um trio que faz um trabalho ótimo. Basta ouvir "Catharsis" e perceber isso claramente.

A banda lança mão dos elementos já conhecidos no gênero, mas o que os diferencia da maioria é o uso de timbres mais agressivos e pesados em sua música, sem deixar que ela se torne menos acessível ou melodiosa. O trabalho do trio é ótimo, com vocalizações ótimas, belos arranjos de guitarra (mesmo não tendo um guitarrista efetivo na época da gravação, e nem um tecladista. Todas as partes dos teclados foi feita por Marcelo Oliveira, que ainda fez alguma programação de bateria, gravou parte das guitarras, além de produzir, mixar e masterizar o disco. E outro que ajudou nas seis cordas foi Sérgio Filho, além da participação de Rafael Picolo tocando flauta), baixo e bateria firmes na base rítmica, mas com bom nível técnico. Óbvio que a banda não chega a ser inovadora (pois a fórmula usada aqui já foi ouvida em muitos trabalhos), mas veio para dar sua contribuição e somar, sem imitar ninguém e impondo sua personalidade.

Em termos de sonoridade, a banda conseguiu aliar os requintes do Metal sinfônico com a garra do Metal, usando, como dito acima, timbres mais agressivos. Só que mesmo assim, cada elemento está em seu devido lugar, com o volume correto, e uma clareza bem evidente.

Musicalmente, o LYRIA capricha nas suas composições, polindo bem os arranjos, mas a espontaneidade de suas canções não é afetada. E a duração média de quatro minutos ajuda bastante, pois o ouvinte não se sente em momento algum entediado ou sonolento, pois a dinâmica instrumental é sempre interessante.

Melhores momentos: "The True War" (uma faixa climática, de andamento mediano, onde baixo e bateria mostram bastante sua força e técnica), a forte e mais pesada "Revenge" (belíssimos vocais preenchem uma cheia de sutilezas nos teclados e riffs agressivos), a melodiosa e grandiosa "Jester" (faixa do vídeo oficial, com muita elegância nos arranjos, mais uma vez apresentando vocais lindos e bem feitos), a belíssima "Insanity" (intensa, mostrando vocais mais operísticos em muitos momentos), "Light and Darkness" e sua riqueza de contrastes, especialmente no assentamento das belíssimas vocalizações femininas sobre um instrumental pesado e cheio de agressividade, e "What Do You Want from Me?", onde as participações de flautas aparecem no início, sem deixar de ter suas partes mais pesadas.

Um CD honesto feito por uma banda honesta, com músicas ótimas aguardando os ouvintes.

E viva ao Metal feito com classe e elegância!


Banda:

Aline Happ - Vocais
Thiago Zig - Baixo, vocais adicionais 
Eliezer André - Bateria




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):