2015 - Independente - Nacional
Nota 8,5/10
Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia
É incrível como, cada vez mais, o Nordeste do Brasil está produzindo bandas de qualidade.
Sim, a região, que era conhecida por seu orgulho de sonoridades extremas ou old school, parece estar sofrendo mutações e gerando bandas diferenciada. Já temos de lá ótimos nomes como o SYMPHERIUM, e o FROZEN FROST, que chega com seu primeiro trabalho, "From Here to Eternity".
Vindos de Olinda (PE), vemos que a banda tem um trabalho musical que é meio difícil de rotular além de "Metal experimental", pois é cadenciado, intenso e climático, mas usa também aspectos Death Metal mais sinfônico, mais experimentalismos, passagens limpas bem colocadas e muita personalidade, o grupo mostra a que vem. Se permitem a este autor, vemos uma banda que junta tantas influências que poderíamos dizer que é como se um ANATHEMA mais pesado e agressivo se encontrasse com CELTIC FROST da época mais experimental do "Into the Pandemonium" (mas sem ser tão eclético como este último). E meus caros, isso é algo a ser recebido de braços e ouvidos abertos.
Frozen Frost |
Bons arranjos, músicas que realmente fogem de padrões estéticos já bolorentos, muita criatividade, e inclusive uso de flautas... Sinceramente, é quase que uma honra poder resenhar um disco assim, tão versátil dentro do Metal.
Embora o disco seja todo muito bom, é preciso ressaltar o trabalho da banda em canções como a brutal "Lake of Fools" (introduzida por belos teclados, mas que logo ganha peso e agressividade, mesmo uma levada Thrash Metal muito interessante. E reparem bem no uso dinâmico de vocais), a bela e longa "From Here to Eternity" (aqui, surgem algumas influências de Doom Metal excelentes, com arranjos de guitarras limpos e lindos vocais femininos), a também mais climática e pesada "Desolate", a mais agressiva e ríspida "Frozen Feelings" (o instrumental é bem bruto, e os vocais femininos limpos quase beiram uma narrativa mórbida e soturna. Mas veja como os riffs são ótimos, e o solo é bem agressivo), e a linda e tétrica "Requiem to the Sun".
É de bandas assim que o Brasil e o mundo precisam: de quem queira quebrar as regras e iniciar novas. E vendo que o FROZEN FROST foi fundado ano passado nos deixa ainda mais pasmos, justamente pela maturidade musical que o grupo apresenta em tão pouco tempo!
Ponho fé, e creio que se tornarão um nome bem forte no cenário.
Músicas:
01. Lake of Fools
02. Panic
03. From Here to Eternity
04. The End of the World
05. Desolate
06. Frozen Feelings
07. Dangerous Minds
08. Sadness and Loneliness
09. Requiem to the Sun
Banda:
Anastácia Rodriguez - Vocais
Argemiro Júnior - Baixo, guitarra base, teclados, backing vocals
Paulo "Monster" Souza - Guitarras
Arnoldo Guimarães - Teclados
Contatos: