20 de jul. de 2015

Pray For Mercy - In Absentia (CD)

2015 - Eternal Hated Records - Nacional

Nota 8,5/10,0

Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


O Metal sempre se destacou com o gênero musical das mutações. Apesar de passar dos 40 anos, quem disse que o estilo fica quieto, estagnado como tantos outros?

Nada disso, ele sempre se mostra renovado, miscigenando e indo adiante, firme e forte em direção ao futuro. E isso graças às bandas que buscam se renovar sempre, fugindo dos clichês e buscando seu jeito de ser. E é isso que o septeto PRAY FOR MERCY mostra mais uma vez em “In Absentia”, seu mais recente trabalho, lançado de forma independente em 2014 e que a Eternal Hatred Records acabou de relançar. 

Antes de tudo, o grupo faz uma mistura forte entre Death Metal, Hardcore e Deathcore, com alguns momentos que lembram o Djent (especialmente nas guitarras), buscando ter impacto sonoro e violência em meio a andamentos não tão velozes (embora existam momentos mais rápidos distribuídos pelo disco) e peso severo de seu instrumental forte, agressivo e que recebe algumas belas doses de melodias introspectivas, mais alguns toques de elegância dado pelos teclados. E a dupla de vocais dá um toque diferenciado. O septeto acerta a mão em cada uma das composições, e ainda ganha brilho com a presença de Felipe Eregion do UNEARTHLY em “Anexo IV: Exílio Manchado de Sangue” e Caio MacBeserra do PROJECT46 em “Anexo VI: Cegueira do Verdadeiro Mal”.

Produzido por Adair Daufenback, podemos aferir que o grupo acertou na escolha. Sim, pois apesar da brutalidade, existe uma clareza bem grande, que nos leva a compreender as letras cantadas apesar dos tons rasgados e guturais que se alternam e instrumental abrasivo. Mesmo os teclados conseguem aparecer bem. E a arte do grupo, usando como tema principal o branco, fugindo dos clichês e casando bem com o tema usado pela banda (que apesar de meio nebuloso à primeira vista, é extremamente real e esotérico em vários pontos, mesmo usando de subjetividade).

Pray For Mercy
E o trabalho do grupo, em termos musicais, é bem diferente. O PRAY FOR MERCY sabe manter o som intenso, pesado e esporrento, mas mesmo assim, existe um fundo melodioso e refinado que encorpa o trabalho deles. É violento, mas elegante.

Melhores momentos:

Ato I: O Inicio da Escuridão – Explosiva, agressiva e intensa, alternando os tempos de forma magistral. E isso evidencia o ótimo trabalho de baixo e bateria do grupo.

Anexo II: Intrepidus – Uma levada pesada e azeda, mesmo quando os tempos são mais rápidos, e onde a dinâmica da música é bem trabalhada, com destaque para as mudanças de tons dos dois vocalistas e encaixe perfeito dos teclados.

Anexo IV: Exílio Manchado de Sangue – Começa mais cadenciada e soturna, se baseando em teclados sinistros, até que o apocalipse de guitarras vem e torna tudo mais pesado e intenso. E os vocais de Felipe Eregion dão um sabor diferenciado à música.

Anexo VI: Cegueira do Verdadeiro Mal – Mais uma que tem um início mais ameno e vira um festival de agressividade, com os vocais se alternando de forma insana, com destaque para os teclados e guitarras. E como antes, Caio MacBeserra mostra que entrou na canção para dar um toque bem diferenciado e agressivo ao que já é brutal.

Ato III: Descobertas das Cinzas – Uma canção mais sinistra, mesmo com todo o peso opressivo da banda. E como baixo e bateria se mostram coesos e técnicos aqui.

Anexo VII: Decesso – Climática e intensa no princípio, deixando o ouvinte preso durante sua passagem cheia de quebradas de ritmo. E que guitarras!

O PRAY FOR MERCY se destaca bastante, e junto com bandas como PROJETC46 e CONFRONTO, representam a ponta de lança da juventude de nosso cenário.

Recebam-nos com os braços abertos e mentes tranquilas!



Músicas:

01. Prefatio (Intro)
02. Ato I: O Inicio da Escuridão
03. Anexo I: Cárcere
04. Anexo II: Intrepidus
05. Anexo III: Invocação
06. Ato II: Aceite a Dor
07. Anexo IV: Exílio Manchado de Sangue
08. Anexo V: Guiado pelas Sombras
09. Anexo VI: Cegueira do Verdadeiro Mal
10. Ato III: Descobertas das Cinzas
11. Anexo VII: Decesso
12. Ato IV: Martírio


Banda:

Otávio Augusto – Vocais 
Bruno Tortorello – Vocais 
Hebberty Taurus – Guitarras 
Isadora Sartor – Guitarras 
Gustavo Oliveira – Teclados 
André Soares – Baixo 
Lucas Gomes – Bateria 


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):