11 de mai. de 2015

Impurity – Into the Ritual Chamber (Remaster)

Nota 9,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia



Alguns nomes na longa história do Metal são icônicos, mas longe do conhecimento do grande público. Tanto no Brasil quanto fora dele, existem aquelas bandas que atingem o status de Cult, justamente porque sua proposta e sonoridade ficam ligadas ao cenário underground. E no caso, o IMPURITY é uma delas, um lendário grupo mineiro da cena extrema nacional, que tem o clássico “Into the Ritual Chamber” relançado em CD pela Cogumelo Records, em uma versão remaster e com algumas bônus para os fãs, como um ensaio de 1996 e um trecho de um show ao vivo.

Para quem conhece, o grupo segue uma vertente de Black Metal pré-Second Wave, ou seja, a sonoridade híbrida de Black Metal com Death Metal muito próxima ao que bandas como BLASPHEMY, SARCÓFAGO, AMEN CORNER e MYSTIFIER faziam. Mas mesmo assim, eles trabalham alguns climas mais soturnos muito bem, não se fixando apenas em tocar rápido. Vocais em timbres rasgados bem particulares, ótimos riffs de guitarra, baixo e bateria com peso e técnica na medida, tudo nos conformes. Acrescentando a esses elementos a personalidade do grupo, é óbvio que a banda cria uma música soturna, mórbida, mas cheia de energia e personalidade. 

Capa da versão remaster
Em termos de produção, tudo nos conformes, pesada e clara no tocante à parte que compreende o CD original, mas apenas remasterizada (ou seja, deu uma melhorada muito boa). Mas lembremos que ensaios e gravações ao vivo naquela época, em geral, não tinham a mesma qualidade dos dias de hoje, e que muito disso é uma herança que a banda deixa para seus fãs. E a parte gráfica do trabalho é belíssima, toda trabalhada em preto, branco e cinza em um luxuoso formato Digipack de três páginas. E se repararem direitinho, verão que existem diferenças bem subjetivas entre a arte original e nesta versão mais luxuosa.

É preciso dizer que existem diferenças entre as formações nas gravações. Mas nada que afete o lado musical característico do grupo, muito pelo contrário.

No que tange ao original de “Into the Ritual Chamber”, é ótimo poder ouvir uma vez mais músicas as seis músicas originais, destacando a variada e sinistra “The Call” (que alterna momentos mais rápidos com outros mais climáticos, mostrando ótimos riffs de guitarra), a mórbida “Dilacereting...” (com seu andamento um pouco mais lento, que prioriza os vocais sinistros e bom trabalho da base baixo-bateria), e as excelentes “Mystical Woman” e “I.A.O. Treasury”, ambas com um trabalho musical fantástico, bem climático. Assim, podemos aferir que o material de “Into the Ritual Chamber” é bem superior ao que ouvimos em “The Lamb’s Fury” (primeiro álbum do grupo). Em seguida, temos quatro faixas extraídas de um ensaio de 1996, onde a gravação é sofrível (embora compreensível, já que as dificuldades de se ensaiar em estúdio na época era imensas), mas vale como testemunho histórico. Encerrando, temos “Impurity Live in BH”, cuja gravação também não é boa como a banda merece (chegamos a ouvir a conversa de pessoas na audiência na dobradinha de “The Lamb’s Fury/Dilacerating the Gospel”), mas há de se destacar que podemos comprovar o poder de fogo da banda ao vivo. E ainda nessa parte, temos uma versão para “Orgy of Flies”, do SARCÓFAGO, mostrando como o então quarteto sabia o que fazia ao vivo.

Impurity
Um registro honesto, que merece seu lugar na estante de CDs de qualquer Headbanger que se preze. 





Músicas:

- Into the Ritual Chamber:

01. The Call 
02. Baphomet Shield
03. Dilacereting... 
04. Mystical Woman
05. Unknown
06. I.A.O. Treasury

- Rehearsal 96:

07. Lucifer Spewing Blasphemies
08. Into the Ritual Chamber 
09. Baphomet Shield 
10. Ecstasy Law

- Impurity live in BH:

11. The Lamb’s Fury/Dilacerating the Gospel
12. Baphomet Shield
13. Orgy of Flies


Banda:

- Into the Ritual Chamber:

Ram Priest – Vocais 
Volkh – Guitarras, baixo
Ziarahs – Bateria 

- Rehearsal 96 & Impurity live in BH:

Ram Priest – Vocais 
Shub-Niggurath – Guitarras
Frater Pluton - Baixo
Ron Seth – Bateria 


Contatos:

Metal Media (Assessoria de Imprensa da Cogumelo Records)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):