21 de abr. de 2015

Andromedas – Visit of the Angel (EP)

Independente
Nota 9,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


O momento do Metal nacional tem sido bem positivo, apesar das crises e dores que ocorrem no cenário. Este autor acredita que são sinais de uma mudança que está começando ou já acontecendo, onde uma nova geração vai tomar as rédeas em suas mãos e guiar o gênero por caminhos mais novos, e os veteranos poderão dar uma relaxada merecida. E é interessante ver como Juiz de Fora tem nos brindado com trabalhos ótimos, em todo espectro musical do Metal. E os rapazes do ANDROMEDAS fazem bonito no EP “Visit of the Angel”.

Basicamente, rotulá-los como uma mistura Power/Prog Metal com Metal tradicional seria ser muito simplista para dar uma dimensão do que este sexteto faz. Essa fusão com eles funciona de uma forma prefeita, com belos refrões, aquela energia pegajosa do Metal tradicional, mais o bom gosto e técnica do Power/Prog Metal, só que neste último aspecto, o grupo prima por privilegiar mais o aspecto musical do que a técnica, ou seja: as músicas importam mais que a técnica individual de cada um deles (que pelo que podemos ouvir, é ótima, diga-se de passagem). Os vocais mostram uma diversidade de timbres ótima (lembra um pouco o jeitão de James LaBrie em alguns momentos, mas apenas como influência, não uma cópia), guitarras vibrantes em tudo (riffs pesados e bem feitos, solos criativos e nada exagerados, e mesmo alguns duetos ótimos), baixo e bateria com pegada pesada e boa técnica, e teclados com ótima presença.

Andromedas
A produção do trabalho é bem feita, pois a sonoridade está bem seca ao ponto de deixar os instrumentos claros, mostrando timbres bem escolhidos que não se embolam em uma massa sonora desconexa. Mas ao mesmo tempo, tem aquela dose de peso necessária ao trabalho deles, uma herança do lado mais Heavy Metal tradicional do grupo.

Boa capacidade de compor, arranjos que parecem encaixados perfeitamente (embora sejam bem espontâneos), uma dinâmica instrumental muito bem pensada, tudo nos conformes.

Temos 4 faixas (onde “Murmure de Angelorum” é uma introdução). Em “My Dreams” temos uma faixa bem feita, com boa dose de acessibilidade, com ótimo refrão (reparem bem na presença de bons backing vocals), e no aspecto instrumental, é bem pegajosa, com bom trabalho feito pela cozinha rítmica. Em “Visit of the Angel”, uma semi balada pesada e de muito bom gosto, obviamente, os teclados e vocais se sobressaem bastante nesta composição elegante, de arranjos fortes e refrão pesado. Após “Murmure de Angelorum”, temos “Visions and Voices”, introduzida por teclados à lá Jean Michel Jarre, para logo ganhar um jeitão pesado à lá IRON MAIDEN, com as guitarras cuspindo bases e solos ótimos, além dos vocais se mostrarem muito bem (uma aula do uso dos timbres), a base rítmica estar perfeita e os teclados dando aquele toque de classe progressiva.

“Visit of the Angel” é apenas um aperitivo para o vindouro álbum do grupo (que deve sair até o final de 2015), mas já chegaram pondo as portas no chão. E para os que desejarem, o EP pode ser ouvido no Soundcloud da banda gratuitamente (inclusive as músicas podem ser baixadas, menos “Murmure de Angelorum”).

Ponho fé, e entra no grupo das grandes revelações do ano de 2015, com toda certeza.

Desse jeito, este autor vai se mudar para a querida Juiz de Fora, pois pelo andar das coisas, a cidade está se tornando um novo e forte centro no quesito de produção de bandas de alto nível. Pode acabar se tornando a Meca do estilo no país, e seria maravilhoso estar no centro dessa mudança.




Músicas:

01. My Dreams
02. Visit of the Angel
03. Murmure de Angelorum
04. Visions and Voices


Banda:

Mike Martins - Vocais
Pablo Martins - Guitarras
Carlos Vieira - Baixo
William Tassi - Teclados
Richard Rodrigues - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):