7 de jan de 2015

Marlene Souza Lima Trio e a versatilidade do jazz feminino em duas apresentações em São Paulo



Guitarrista promove seu mais recente álbum "My Way" e interpreta composições de John Scofield, Earl Klugh, Hermeto Pascoal e Toninho Horta (Foto: Erivelton Viana)

Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughann, Nina Simone, Diana Krall. O cenário mundial do jazz sempre esteve repleto de mulheres talentosíssimas. E apesar de a grande maioria serem cantoras, há muitas jazzistas de qualidade que seguem pelos caminhos da música instrumental. No Brasil, a guitarrista carioca Marlene Souza Lima é uma das principais referencias do jazz instrumental feminino.

Conhecida como "a guitarra feminina do jazz", Marlene Souza Lima tem anos de experiência e uma formação invejável. Ainda criança mudou-se para Brasília onde cresceu ouvindo o pai saxofonista e a irmã violonista que foi sua primeira professora. Na década de 80 iniciou seus estudos na Escola de Música de Brasília - referência nacional no ensino de música - e teve como mestres músicos renomados como Paulo André Tavares, Nelson Faria, Curinga, Paulo Bellanti, entre outros.

Na década de 90 Marlene mudou-se para os Estados Unidos onde aperfeiçoou seus estudos e começou a se apresentar em casas de jazz, especialmente em São Francisco, na Califórnia. De volta ao Brasil, passou a lecionar e criou seu próprio método de ensino, o Usina de Sons Curso de Música.

Depois de inúmeras apresentações como musicista solo ou acompanhando outros artistas - incluindo várias gravações em estúdio -, Marlene Souza Lima passou a se apresentar como trio. O primeiro álbum da Marlene Souza Lima Trio saiu em 2011 e foi intitulado "My Way". O disco instrumental traz uma forte base no jazz de nomes consagrados como John Scofield, Pat Metheny, James Moody, Charlie Parker, George Benson, Miles Davis, Wes Montgomery, mas ainda repleto de referencias em ritmos brasileiros como o choro, frevo, baião, samba e a bossa nova.

A turnê de divulgação de "My Way" incluiu shows importantes como a participação do trio na Primeira Virada Cultural de Brasília e no Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante. O Marlene Souza Lima Trio ainda gravou o programa Sesc Brasil Instrumental no Sesc Consolação em São Paulo e apresentou-se em diversas casas de jazz pelo país.

Acompanhada do baixista Jarbas de Souza e do baterista Daniel Oliveira (coordenador da escola de bateria "I Do" e ex-editor da revista Batera & Percussão), Marlene Souza Lima volta à São Paulo na próxima semana para duas novas apresentações. No dia 15 o trio se apresenta no Jazz Nos Fundos em Pinheiros e logo no dia 16 será a vez do Kabul Bar, na Consolação, receber o grupo e seu show intitulado "Autoral & Influências". No repertório, músicas do CD "My Way" e interpretações de compositores como John Scofield, Earl Klugh, Hermeto Pascoal e Toninho Horta numa textura mais voltada ao jazz-fusion, sem deixar de lado toda a brasilidade do trio.


Serviço - Jazz Nos Fundos

Marlene Souza Lima Trio
Data: 15 de Janeiro de 2015
Horário: 22h
Local: Jazz Nos Fundos - Rua João Moura, 1076 - Pinheiros - São Paulo/SP
Ingressos: R$ 25,00 (Lista de Desconto - http://jazznosfundos.net/#!6467)
Aceita dinheiro e cartões de débito.
Info: (11) 3083-5975 / http://jazznosfundos.net/


Serviço - Kabul Bar

Marlene Souza Lima Trio
Data: 16 de Janeiro de 2015
Horário: 21h
Local: Kabul Bar - Rua Pedro Taques, 124 - Consolação - São Paulo/SP
Ingressos: R$ 25,00 (Reservas com Desconto - reservas@kabul.com.br)

Acessibilidade para cadeirantes com banheiro exclusivo no térreo. Aceita dinheiro e cartões de débito.

Info: (11) 7885-6634 / www.kabul.com.br

Mais Informações:



Fonte: Som do Darma
A/C Eliton Tomasi
(15) 3211-1621
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):