Independente
Nota 8,5/10
Por Marcos "Big Daddy" Garcia
Sobre o ser inovador e conservador em termos de Metal é uma das questões mais interessantes dos últimos tempos em termos de Metal, e acaba incitando debates apaixonados de ambos os lados. E no caso, este autor prefere uma terceira opção: seja inovador ou não, o importante é ser bom, e nada mais. E seguindo essa opinião, o quinteto SHADOWS LEGACY, de Campo Grande (MS) mostra-se um ótimo quarteto.
Seguindo os caminhos do Metal tradicional da escola da NWOBHM, o grupo realmente não busca ser inovador ou o próximo salvador do Metal, longe disso. Mas a honestidade e convicção do quinteto é assombrosa, ainda mais quando isso se transforma em qualidade musical. E essa qualidade faz com que eles não sejam apenas mais um no meio de tantos.
Ótimos vocais (que oscilam entre tons mais agressivos e graves até outro timbres mais agudos sem exageros, que deram uma melhorada sensível entre o EP "Rage and Hate" e este álbum), as guitarras mostram-se afiadas e bem agressivas em riffs sólidos e solos com melodia acentuada (lembrando bastante duplas de guitarras como as do JUDAS PRIEST e SATAN), baixo forte e com uma técnica bem acentuada na escola de Steve Harris, e uma bateria que mixa técnica e peso com maestria. E isso tudo resulta em uma música pesada, melodiosa, cheia de energia e vida.
Produzido pelo próprio grupo em parceria com Aldo Carmine (baixista do RHEVAN, que ainda fez a mixagem e masterização do CD), a produção ficou seca e pesada, de forma que todos os instrumentos musicais ficaram bem limpos e claros, mas soando coesos e com peso, em algo mais orgânico. Já a arte, com capa feita por Leonardo Amorim e encarte de Augusto Morais, é bem simples e funcional, fugindo de padrões muito trabalhados, preferindo algo mais orgânico. Algo que reflete a música do grupo.
Shadows Legacy |
A banda realmente faz o coração daqueles fãs mais experientes (como o meu) bater mais forte, pois sua música foi feita com o intuito de comover, de falar direito ao coração, mostrando que a composição do material aqui presente é de enorme espontaneidade, mas ao mesmo tempo os arranjos foram muito bem burilados, nada feito sem esmero, e caprichando nos refrões. E esse cuidado faz com quem o CD seja bem homogêneo e que a qualidade se distribua harmoniosamente por todas as faixas.
Pontos mais altos do CD: a pesada e intensa "Die with Your Honesty" (uma faixa bem trabalhada, com momentos velozes e outros nem tanto, mostrando a força e técnica da base rítimica baixo/bateria), a envolvente "You're Going Straight to Hell" (o andamento é mediano, e a energia da música salta pelos falantes, com ótimos riffs e vocais), a totalmente NWOBHM "Rage and Hate" (que veio do EP, mostrando guitarras ótimas), a linda e pesada "I Remember My Friend" (aqui, a emoção flui na canção, com ótimo refrão e vocais extremamente bem compostos), a fogosa e melodiosa "The Sky is Falling Down" (esse coral realmente empolga, à lá MAIDEN), a bruta e poderosa "Hate Within" (outra faixa de andamento mediano, abrilhantada pela participação de Blaze Bayley nos vocais), e a ganchuda "We Are the Legacy".
Uma ótima revelação em termos de Metal, diga-se de passagem, e esperamos poder conferir o poder de fogo do quinteto ao vivo.
Tracklist:
01. Die with Your Honesty
02. You're Going Straight to Hell
03. The Harvester
04. Rage and Hate
05. I Remember my Friend
06. The Sky is Falling Down
07. Hate Within
08. Sacred Fire
09. We Are the Legacy
Banda:
Wille Cardoso - Vocais
Max Batista - Guitarras
Leandro Motta - Guitarras
Luciano Rivero - Baixo
Augusto Morais - Bateria
Contatos:
Metal Media (ShadowPress)