23 de mar. de 2014

Skylark - Divine Gates Part IV: The Live Gate (Live DVD)

Shinigami Records
Nota 8,0/10

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


A chegada dos aparelhos de DVD trouxeram algumas facilidades para o mercado fonográfico, já que as bandas de Metal passaram a gravar mais e mais shows ao vivo em vídeo para os fãs, que nem sempre possuem recursos para verem as bandas que gostam. Não é algo que substitua uma apresentação, mas já é algo ótimo. E a Shinigami Records nos prestou um ótimo serviço disponibilizando a versão nacional de "Divine Gates Part IV: The Live Gate", do SKYLARK, grupo italiano de Metal Sinfônico melódico.

O CD é a gravação de um show da banda em Phoenix, Arizona, nos EUA, de quando a banda havia ido ao país em uma excursão pela primeira vez e ainda contava com a vocalista Kiara Laetitia em sua formação. Ou seja, podemos dizer que é um testemunho ao vivo da fase de Kiara com o grupo, que ao vivo se mostra bem solto e perfeccionista na execução de suas canções, sempre mantendo uma música vibrante, pesada, coesa, técnica e elegante. O que diferencia bastante o que se ouve nos CDs para o ao vivo é que as músicas ganham mais energia e vibração, faltando apenas ao grupo uma segunda guitarra para fazer as bases (sim, não existe o recurso de uma base pré-gravada. Aqui, a coisa é ao vivo mesmo).

Skylark
Dirigido por Shawn Hutchinson, tendo a mixagem da parte sonora feita por Sean Cooney e masterização sonora de George Marino, em termos de qualidade de som não se pode reclamar de nada, pois está tudo em seus lugares certos, soando pesado e limpo, mas sem obliterar o "feeling" de um disco ao vivo. Em termos de imagem, realmente há um capricho na captação do show por várias câmeras, com ângulos muito bem escolhidos e a edição perfeita. E se existem overdubs (as famosas correções em estúdio) em termos sonoros e visuais, eles estão extremamente imperceptíveis aos ouvidos menos treinados, pois vemos Kiara tendo alguns excessos vez por outra.

O único "porém" realmente é a presença de apenas 10 canções no DVD. Poderiam ser bem mais, e realmente, fica aquele gostinho de "quero mais" ao final do DVD. Mas mesmo assim, o repertório está muito bom, mesmo que a excursão tenha sido para promover "Divine Gates Part 3 - The Last Gate", de 2007, já que buscaram abranger uma boa parte de seu trabalho até a época., com ótimas canções como "Welcome", "The Triumph Devine", a bela "Creature of the Devil" (uma belíssima interpretação de Kiara, diga-se de passagem), "Twilight" (faixa de uma coletânea da banda), fora duas versões bem particularizadas pelo grupo para "A Tale That Wasn't Right" do HELLOWEEN e "The Final Countdown", do EUROPE (mais uma vez, Kiara arrasa nos vocais). E é por estas e outras que se entende o motivo de serem tão respeitados no Japão e outros países.

Um ótimo lançamento, que todo bom fã de Metal deveria dar uma conferida.



Tracklist:

01. Welcome
02. The Princess' Day
03. A Rose in Her Hand
04. A Tale That Wasn't Right
05. The Triumph
06. Dying Inside
07. Creature of the Devil
08. Twilight
09. The Final Countdown
10. Fear of the Moon/Belzebú


Banda:

Kiara Laetitia - Vocais
Roberto "Brodo" Potenti - Baixo
Eddy Antonini - Teclados, piano
Fabrizio "Pota" Romani - Guitarras (ao vivo)


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):