20 de dez. de 2013

Uganga - Eurocaos ao Vivo (Live CD)

Metal Soldiers Records
Nota 9,5/10

Por Marcos Garcia


Discos ao vivo correm sempre o risco de não serem bem recebidos pelo público, já que apesar da tradição de coroarem carreiras bem sólidas, hoje em dia, com todo o aparato tecnológico que temos, muitos usam de infinitos overdubs, e acabam mutilando o trabalho, tirando a essência “ao vivo de um disco”. Mas o quinteto UGANGA, nativo do Triângulo Mineiro (MG) chega com “Eurocaos ao Vivo”, um disco realmente ao vivo.

Fruto da turnê européia de 2010, onde o quinteto se apresentou na Alemanha, Bélgica, Suíça, Polônia, República Tcheca, Portugal e Espanha, o CD é todo composto por músicas de seu terceiro CD (“Vol. 3: Caos Carma Conceito”), mais alguns covers e três faixas bônus, além de dois vídeos. É, o pacote é ótimo, um autêntico deleite para nossos olhos e ouvidos, sem  a mínima sombra de dúvida que seja. É ver, ouvir e se apaixonar de imediato pelo Thrashcore sem fronteiras da banda.

Uganga
Gravado no festival Razorblade Festival, em Datteln, na Alemanha em 18/09/2010 (músicas 1 a 8), e no Side B Lounge Live Club, em Benavente, em Portugal (músicas 9 e 10), a sonoridade das músicas ao vivo está muito bem captada (Oliver Okunneck deve ter tido um trabalho dos diabos, verdade seja dita), sem retirar a energia da apresentação da banda, e sem remakes e overdubs em estúdio. E isso revela um trabalho ótimo de produção do próprio quinteto. As faixas-bônus são versões para “Não Desista” do STRESS e “Desespero” do PASTEL DE MIOLOS (banda de HC da Bahia), gravadas em no Rock Lab Studio, em Goiânia, sob a tutela de Gustavo Vasquez, além da experimental “Antwerpen Dub”. Graficamente, o CD tem uma arte muito boa, com encarte repleto de fotos e detalhes da tour, tudo isso embalado em um lindo Splipcase que ainda trás um tour report impresso. Coisa de primeiro mundo.

Falar de faixas como “Asas Negras”, “Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)”, “Fronteiras da Tolerância” ou “Zona Árida” é desnecessário, já que pouca coisa muda em relação ao que ouvimos no CD de estúdio, a não ser pela dose mamutesca de energia que o UGANGA apresenta ao vivo. É algo absurdo, abusivamente insano!

E se o material da banda não fosse suficiente, ainda despejam versões ao vivo dos clássicos “Troops of Doom” do SEPULTURA e “Nightmare” do SARCÓFAGO (esta em uma versão mais curta), ambas com uma roupagem Thrash/HC característica da banda, e os covers de estúdio mencionados antes, que ficaram excelentes, fora “Antwerpen Dub”, que mostra um lado bem mais experimental do quinteto, o que mostra o motivo de sua música soar tão inovadora.

Fora isso, ainda temos um documentário da tour feito por Eddie Shumway, e os vídeos oficiais para “Fronteiras da Tolerânia” e “Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)”.

Um presentão do UGANGA para todos nós, e que precede “Opressor”, o disco novo que sairá em 2014.


Tracklist:

01. Kali-Yuga  
02. Asas Negras  
03. 3XC  
04. Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)  
05. Sua Lei, Minha Lei  
06. Zona Árida  
07. Fronteiras da Tolerância  
08. Van  
09. Troops of Doom
10. Nightmare
11. Não Desista
12. Desespero
13. Antwerpen Dub
14. Documentário da turnê (Vídeo)
15. Fronteiras da Tolerância (Vídeo)
16. Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos) (Vídeo)


Banda:

Manuel “Joker” Henriques – Vocais 
Christian Franco – Guitarras 
Thiago Soraggi – Guitarras
Ras Phael Franco – Baixo 
Marco Henriques – Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):