27 de dez. de 2013

D.A.M. - Tales of the Mad King (CD)

Independente
Nota 9/10

Por Marcos Garcia


O Death Metal é realmente um estilo muito fértil, já que é uma das vertentes onde o experimentalismo, na maioria das vezes, dá certo, rende bons frutos e abre novas possibilidades musicais. E o Brasil não dista desta realidade, revelando bons nomes, e é a vez do ótimo D.A.M. mostrar seu trabalho com “Tales of the Mad King”, seu primeiro álbum.

A banda trilha os caminhos do chamado Death Metal melódico, mas cuidado com as concepções: o trabalho deles expande um pouco mais os limites do gênero, usando de contornos do Power Metal e do Metal tradicional em vários momentos (devido à certas harmonias mais voltadas à música Clássica). Vocais mais rasgados e bem colocados (não são apenas urros desconexos), riffs e solos de guitarra bem melodiosos, baixo e bateria muito precisos na base e com boa técnica, e teclados muito bem incorporados à música, sem ficar apenas fazendo “pano de fundo”. Um trabalho bem personalizado, ora mais rápido, ora mais cadenciado, mas sempre com requinte.

A produção sonora, feita por Guilherme de Alvarenga e Vincenzo Avallone, está em um bom nível, permitindo que cada detalhe sonoro seja ouvido com a clareza necessária, sem, no entanto, deixar a banda sem peso. Poderia ser um pouco melhor, mas como este autor cansa de dizer várias vezes: este trabalho é independente, logo, a banda bancou tudo de seu próprio bolso, e no Brasil, trabalhar em estúdio não é algo muito acessível a todos. A arte, feita por João Victor G. Costa (conhecido como Jinn) ficou muito boa, sem ser exageradamente complexa, se ligando bastante à proposta lírica e musical do grupo.

Em termos de composição, a banda soube dar homogeneidade ao trabalho, deixando as músicas niveladas por cima, chegando a ser bem difícil destacar esta ou aquela faixa. É trabalho duro mesmo!

Melhores momentos do disco: a bela e veloz “Avalon” (que belíssimos arranjos de guitarras e teclados), a mais agressiva “Battlefield”, “Crusader's Quest” e seus arranjos medievais em meio à brutalidade e blast beats, “Path to Victory” e seus belos andamentos (onde o baixo mostra sua força e as guitarras lembram um pouco o trabalho do MAIDEN), “Excaliburn” (vocais ríspidos ótimos aqui), as incríveis e ótimas “The Oath of Death” e “The Mourning for Your Absence...”, e a excelente “Sword in the Stone”.

Ótima revelação, e esperamos que venha logo a versão física dele. Mas enquanto não chega, podem adquirir o disco por download aqui: http://www.cdbaby.com/cd/dam3


Tracklist:

01. Beyond the Mist
02. Avalon  
03. Lost Kingdom
04. Battlefield
05. Crusader's Quest
06. Path to Victory
07. Excaliburn
08. The Oath of Death
09. The Mourning for Your Absence...
10. The Wizard's Oracle  
11. Sword in the Stone
12. Tales of the Mad King


Banda:

Guilherme de Alvarenga – Vocais, teclados
IZ Castro – Guitarras, baixo


Contatos:


dametalband@gmail.com 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):