17 de jun. de 2013

Ocultan - Shadows from Beyond (CD)

Mutilation Productions - Nacional
Nota 10/10

Por Marcos Garcia


Falar do Metal nacional é sempre um motivo de orgulho para aqueles que apreciam os trabalhos que aqui são criados, feitos com raça, sangue e suor, com esforços que transcendem a compreensão de muitos, e com uma beleza estilística e atitude que fazem a diferença em um mundo onde cada vez mais o termo "profissionalismo" é usado como desculpa para sonoridades que fogem dos padrões das vertentes do Metal. E uma das bandas que mais dão orgulho aos fãs é, sem sombra alguma de dúvidas, o trio OCULTAN, de São Paulo, que retorna ao front com 'Shadows from Beyond', seu mais recente trabalho, lançado pela Mutilation Productions.

Falar de sua música é chover no molhado, já que o trio (cuja formação está estabilizada desde o disco anterior, 'Atombe Unkuluntu', de 2010) não abre mão de seu Black Metal cru e soturno, sendo que aqui, a banda faz um "coming back" às suas raízes, ou seja, as influências de Death Metal notadas em seus últimos discos estão menos evidentes, ao passo que o som do grupo está mais seco, sombrio e muito coeso. Ou seja, são vocais que alternam entre o rasgado tradicional do estilo e urros guturais bem postados, riffs de guitarra bem feitos e extremamente pesados (Lady of Blood realmente é uma das melhores guitarristas do Metal extremo nacional), baixo e bateria muito bem entrosados e firmes, sabendo conduzir bem os andamentos com boa técnica. O resultado: Black Metal na sua mais pura essência, em um trabalho musical irretocável.

Gravado nos estúdios z7 e The Dark entre Outubro e Novembro de 2012, a sonoridade está com aquela obrigatória da música deles, um dos genes do trabalho musical trio, mas sem que os instrumentos soem embolados ou que atrapalhe a compreensão das músicas. A arte, em um belo Slipcase, é um trabalho muito bem cuidado de Rafael Tavares, trabalhada em tons escuros e transparece o que pode ser ouvido no CD.

Musicalmente, como dito acima, o grupo resgata sua sonoridade mais primordial, aquela mesma que conhecemos de trabalhos como 'Lords of Evil' e 'The Coffin', só que mais madura e densa, fruto de sua experiência e da coesão vinda da formação estabilizada, o que podemos ver refletida claramente em sua música.

O disco abre com 'Morto e Enterrado', mostrando equilíbrio entre momentos velozes e outros nem tanto, com ótimas vocalizações e riffs ótimos, seguida pela pesada e azeda 'Shadows from Beyond', com andamento (na maior parte da faixa) moderado e mais uma vez as guitarras roubam a cena. Já 'Fúnebre', é uma música bem soturna, que começa mais cadenciada, onde a baixo e bateria mostram sua força, e ganha uma dinâmica mais veloz adiante, onde uma vez mais a guitarra mostra uma diversidade fantástica de riffs, e esses mesmos elementos encontramos na excelente 'Fuck Your Religion'; a mais tradicional (em termos de Black Metal) 'O Símbolo da Decadência'; a mais agressiva 'Divine Condenation', com seus momento de bumbos duplos e viradas de bateria no início, para depois os andamentos rápidos e cadenciados se alternarem muito bem. O disco fecha com 'Between Life and Death', uma faixa bem soturna, com alternância entre vocais rasgados e guturais com maestria, belas conduções de bateria e baixo, e as guitarras mostram mais uma vez sua força.

É bom saber que a cena nacional possui uma banda do quilate do OCULTAN, bem como 'Shadows from Beyond' é um disco obrigatório para os fãs de Metal extremo. Um dos top 10 nacionais de 2013, sem sombra de dúvidas.




Tracklist:

01. Reverence (Intro)  
02. O Símbolo da Decadência  
03. Shadows from Beyond  
04. Fúnebre  
05. Fuck Your Religion  
06. Morto e Enterrado  
07. Divine Condenation  
08. Between Life and Death


Formação:

Count Imperium - Vocais, bateria
Lady of Blood - Guitarras
Magnus Hellcaller - Baixo



Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):