23 de mai. de 2013

Luvart - Necromantical Invocation (CD)

Hammer of Damnation - Nacional
Nota 10

Por Marcos Garcia

Na década de 90, quando o Black Metal estava restrito ao underground, a segunda geração do Black Metal mundial, como o BLASPHEMY canadense, GRAND BELIAL'S KEY dos EUA, SAMAEL na Suíça, BEHERIT na Finlândia, e as cenas da Noruega, Suécia e Grécia eram reverenciadas em igualdade de condições, uma vez que todos sob esta bandeira tinham contribuições ótimas. Mas após 1996, a cena começou a ser pavimentada, e muito daquele velho feeling acabou sendo deixado de lado, em prol da profissionalização das bandas.

Mas ainda existem por aí bandas que fazem uma sonoridade voltada aquela época, onde o que contava não era a velocidade, técnica musical ou em aparecer na mídia excessivamente, mas em manter a velha chama acesa, sem se importar com vendagens ou em se tornar estrelas. E o LUVART, de Juiz de Fora (MG), é um desses que não abre mão de suas convicções sonoras e filosóficas, e detona um disco gélido e macabro em 'Necromantical Invocation'.

Veteranos da cena Black Metal nacional (este ano, completam 20 anos de atividade, apesar de um hiato), o grupo faz aquele Black Metal soturno e climático, com velocidade contida, muito pesado e capaz de deixar muitos fãs do gênero com saudades dos anos 90, pois o grupo segue a linha de banda como NECROMANTIA, um pouco de OPHTHALAMIA nas guitarras, VARATHRON, BEHERIT e ROTTING CHRIST antigo, mas tendo personalidade própria, sem soar datado ou desgastado pelo tempo. Vocais guturais fortes e bem postados, riffs arrastados e mórbidos o tempo todo, e uma base baixo-bateria bem arrastada, mas com boa técnica, mantendo o peso e os andamentos coesos.

Tendo a mão de Rodrigo Itaboray na produção, mixagem e masterização (além de fazer o solos de guitarra de 'Return of the Legion' e 'Necromagick', e ter no currículo trabalhos com o ELEVARE e o MORPHAYNE), podemos dizer que ele entende bastante de produção em termos de Black Metal, pois o trabalho do LUVART ganhou um brilho especial em termos de sonorização, já que ficou intenso, bruto, cru e soturno, mas limpo e pesado. A arte, trabalhada em tons de preto, branco e cinza, lançando mão de gravuras medievais, o que reforça ainda mais a aura 'Old Way' do trio.

Quando o CD começa a tocar, a viagem no tempo pela escuridão é iniciada, uma vez que somos remetidos diretamente à época em que o Black Metal era temido e visto com certo receio por muitos, mas ao mesmo tempo, o nível de composição é alto, como raramente temos visto por aí. 

Destaques?

TUDO, pois da soturna e pesada 'To the Kingdom of Chaos', com riffs azedos e bateria cadenciada, mas com ótimas levadas nos bumbos; passando pela tétricas 'Return of the Legion' e 'Necromagick', ambas com vocalizações ótimas, muito bem encaixadas e com dicção perfeita; a soturna 'The Darkness Calls...', com riffs de guitarras ganchudos e bateria mostrando mais uma vez sua força e peso; as infernais 'Necromantical Invocation' e 'Darkened Destiny', bem mais arrastada que as outras, com riffs certeiros e lúgubres; a maravilhosamente insana 'Monarchia Demonorum', que começa com um sinistro dedilhado de guitarras limpas, antes de virar uma marcha fúnebre com ótima base baixo-bateria; 'Goddess of the Night' é permeada por alguns dedilhados de guitarras limpas bem aterrorizantes e os vocais roubando a cena mais uma vez, com bases de guitarra se alternando, mas sem sair do andamento lento e impactante; 'The Ancient Ritual'; e a esmagadora e opressiva 'Pestifera Crucis', esta com a presença de teclados soturnos (contrinuição de Marbas, antigo membro da banda, só que antes, era guitarrista), e aqui, todos os instrumentos mostram alto nível, que fecha as portas do Hades musical que o LUVART abre para seus ouvintes cada vez que este CD começa a tocar.

Excelente banda, sem sombra de dúvidas, e que esperamos que retornem em breve com mais discos, pois não podem passar mais 20 anos sem lançar nada, e realmente, enriquecem o Black Metal mundial.


Tracklist:

01. To the Kingdom of Chaos
02. Return of the Legion
03. Necromagick
04. The Darkness Calls...
05. Necromantical Invocation
06. Darkened Destiny
07. Monarchia Demonorum
08. Goddess of the Night
09. The Ancient Ritual
10. Pestifera Crucis


Formação:

Luggal Merodach - Vocais e baixo
Brucolaques - Guitarrass e guitarras acústicas
Blood Devastator - Bateria



Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):