20 de mar. de 2013

Enforcer - Death by Fire (CD)


Nuclear Blast - Importado
Nota 8,0

Por Marcos Garcia

No Metal como um todo, desde a segunda metade da década de 90, duas vertentes bem distintas: bandas mais experimentais e que levam o estilo por novos caminhos, e aquelas que optam por fazer algo mais voltado ao passado. Acreditamos firmemente que há espaço para todos, pois o Metal é democrático, ainda bem. E no segundo segundo grupo acima citado, há bandas que andam causando grande comoção no underground fora e dentro de nosso país, e um nome forte dessa turma voltada à Velha Escola é o ENFORCER, da Suécia, que chega com seu terceiro CD, o ótimo 'Death by Fire'.

O grupo é adepto do proto-Power/Speed Metal da primeira metade dos anos 80, com boas doses de elementos da NWOBHM e até toques de Hard Rock, forte, com muita adrenalina e pesado, sem perder a melodia e sabendo não soar datado, pois o trabalho do grupo é vibrante e cheio de vida. Vocais em tons normais fortes e bem encaixados, guitarras com riffs sólidos e solos bem tocados e doses homeopáticas de melodia, baixo e bateria que preferem a coesão sonora à técnica individualista desnecessária ao trabalho do quarteto, embora existam momentos brilhantes de ambos. Esta alquimia resulta em um trabalho que, se não é novo ou revolucionário, é cheio de vida, personalidade e capaz da agradar a muitos.

A produção, feita pelas mãos de Olof e Jonas Wikstrand (este ainda fez o processo de mixagem e masterização), ambos membros do quarteto, soube ser limpa e pesada, dando a "vibe" necessária ao trabalho, mas sem deixar nenhuma característica do quarteto de fora, e um traço bem legal é que a produção não buscou fazer algo retrô em termos de sonoridade, muito pelo contrário. Já a capa, feita por Jonathan Hultén, é bem legal, e nela podemos perceber realmente algo mais voltado aos anos 80.

Musicalmente, a banda soube criar um CD que realmente empolga o ouvinte, e que merece aplausos, com canções fortes e pesadas, como a veloz e empolgante 'Death Rides this Night', com um trabalho de guitarras muito legal, lembrando bastante as bandas da NWOBHM nos solos; a igualmente veloz e energética 'Run for Your Life', com o baixo e bateria mostrando seu arsenal, fora os bons solos; já 'Mesmerized by Fire' é uma música com andamento moderado e que lembra bastante o trabalho de bandas como o lendário SATAN e BLITZKRIEG, com ótimo refrão; 'Take Me Out of this Nightmare', com uma levada pesada e que leva a cabeça a balançar, com um refrão que remete diretamente ao Hard'n'Heavy de gente como LOUDNESS, e solos muito legais; 'Sacrificed', que começa como uma balada, mas depois vira uma faixa bem cheia de energia e que é capaz de erguer até a múmia de Ramsés II de seu sarcófago, pois seu andamento é propício ao headbanging; e a ótima e rápida 'Satan'. Até pelos títulos, vemos as referências aos anos 80.

E sobre a questão nova escola X velha escola, pu como muitos gostam de dizer, inovação X continuísmo, basta dizer apenas: o trabalho pode ser bom ou ruim, dependendo exclusivamente dele próprio. E o ENFORCER fez um ótimo trabalho.


Mesmerized by Fire

Tracklist:

01. Bells of Hades
02. Death Rides this Night
03. Run for Your Life
04. Mesmerized by Fire
05. Take Me Out of this Nightmare
06. Crystal Suite
07. Sacrificed
08. Silent Hour / The Conjugation
09. Satan


Formação:

Olof Wikstrand - Guitarras, Vocais
Joseph Tholl - Guitarras
Tobias Lindqvist - Baixo
Jonas Wikstrand - Bateria 



Contatos:

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):