Shinigami Records - Nacional
Nota 8,5
Por Marcos Garcia
Há bandas que, durante uma carreira longa, vão cada vez mais evoluindo e, no final do processo, o inicial e o final ficam tão distantes um do outro que aqueles que ouvem dois trabalhos com um bom intervalo de tempo ficam sem compreender o que houve, ou se realmente estão ouvindo a mesma banda. E um bom exemplo é o americano CORROSION OF CONFORMITY (mais conhecido como C.O.C.), cujo trabalho era mais voltado ao Thrash/Crossover/HC, e foi ficando cada vez mais lento e pesado, até chegar ao formato Stoner Metal atual. Mas não se pode esquecer sua fase inicial de forma alguma, e 'Animosity', seu segundo Full Length, de 1985, é uma prova disso, e mais um bom disco que a Shinigami Records resgata do passado.
Originalmente lançado pela Metal Blade, aqui eram um trio, vindos de Raleigh, na Carolina do Norte, e faziam um Crossover muito próximo ao Hardcore tão bruto e agressivo que vertia uma energia e revolta extrema contra o 'estabilishment', com vocais Hardcore insanos, riffs de guitarra bem fortes e pesados (algo bem inovador na época) e solos bem legais, baixo bem gorduroso e agudo (herança do Punk/Hardcore) e uma bateria bem compassada e com um trabalho técnico bem legal.
Tendo a produção do próprio trio, a sonoridade ainda é aquela característica das bandas independentes da prímeira metade dos anos 80, ou seja, ainda cerecia de maior qualidade, mas que é capaz de ser audível e limpa na medida certa, sem deixar de ter peso. Poderia ser melhor, mas está em um nível bom.
Já a arte ainda retrata as raízes Punk/HC da banda, bem legal e cheia de protestos subjetivos trabalhos na medida certa, sem perder o aspecto sujo e desleixado essenciais para o trabalho do grupo.
Dez faixas de um bom HC/Crossover com certos toques de Thrash, com destaques nas faixas 'Loss for Words', uma paulada Crossover rápida, pesada e bem pogante, com o baixo bem rápido e capaz de acompanhar a guitarra e marcar a bateria perfeitamente; a contagiante 'Consumed', com uma levada arrepiante e riffs de guitarra muito bons; a destruidora de pescoços 'Holier', com ótimos backing vocals e mais uma vez, com guitarras memoráveis; a monumental 'Prayer', com uma velocidade mais moderada e com bons vocais e bateria pesada e com ótima pegada; e a hiper-metalizada instrumental 'Animosity', rica em variações de andamento, mostrando uma diversidade técnica e musical que aponta para os trabalhos futuros da banda.
Um bon discos, digno de menções honrosas, e que mostra o potencial deste trio.
E por falar nisso, o C.O.C. está de volta com esta formação desde 2010, já tem um CD lançado em 2012 (que se chama 'Corrosion of Conformity'), e continua a linha Stoner que adotaram após o primeiro hiato de atividades, entre 1987 e 1991.
Estão esperando o que para adquirir suas cópias??
Consumed
Tracklist:
01. Loss for Words
02. Mad World
03. Consumed
04. Holier
05. Positive Outlook
06. Prayer
07. Intervention
08. Kiss of Death
09. Hungry Child
10. Animosity
Formação:
Woody Weatherman - Guitarras
Mike Dean - Baixo, Vocais
Reed Mullin - Bateria
Contatos: