15 de fev. de 2013

Gatekeeper - Prophecy and Judgement (EP)


Aforja Records - Importado
Nota 8

Por Marcos Garcia

O GATEKEEPER, do Canadá, é ma banda novata, mas que faz bonito em seu trabalho de estréia, o EP 'Prophecy and Judgement', com um Viking Metal melodioso, pesado e com a sonoridade mais voltada ao Metal Tradicional com doses de Doom Metal.

Vocais muito bem postados e mais melodiosos, guitarras energéticas e com riffs pesados, solos bem feitos e com muita melodia, além de belas incursões acústicas aqui e ali, baixo pulsando firme e seguro na base, e uma bateria que não exagera na técnica, mas segura o trabalho mantendo peso e coesão sonoras. Ou seja, temos uma banda sólida e forte, com muita garra, peso e energia, mas que não abre mão de melodias bem sacadas e estruturas harmônicas muito bem definidas. 

A produção sonora poderia ser melhor, mas se não chega a ser uma gravação maravilhosa, está em um nível bem satisfatório, não deixando nenhum detalhe das músicas da banda ocultos, sendo todos audíveis. A arte do CD é simples, mas eficiente, transpirando o lado Viking/Barbarian da proposta lírica a a banda se propôs a fazer.

No tocante à músicas do CD, são 4 faixas muito bem equilibradas e mantendo um nível satisfatório, capaz de angariar um bom número de fãs, especialmente porque a banda possui uma gama de influências sonoras e líricas bem legal (Robert E. Howard, Guinness, J.R.R. Tolkien, Ayinger, Quorthon e Ronnie James Dio), e isso tudo flui bem nas faixas 'A Tale of Twins', mais lenta e pesada, onde as guitarras, pela sonoridade, remetem ao clássico 'Hammerheart', de vocês-sabem-quem; 'North Wolves', que segue a linha de peso da anterior, mas mais cadenciada e com belas variações e momentos acústicos, com destaques para a voz suave e melodiosa de Shorre; a bela e melodiosa 'Swan Road Saga', com a base baixo-bateria mostrando um trabalho muito bom; e 'Prophecy and Judgement', uma faixa bem variada e pesada, mas sem perder a melodia.

Como o quinteto ainda é bem jovem em termos de estrada, mas tem muito potencial, podemos esperar que logo virão outros trabalhos ainda melhores.

Promessa para este ano, com certeza.

North Wolves


Tracklist:

01. A Tale of Twins
02. North Wolves
03. Swan Road Saga
04. Prophecy and Judgement


Formação:

Shorre McColman – Vocais
Jeff Black – Guitarras, backing vocals
Justin Song – Guitarras, backing vocals
Leillyn McColman – Baixo, backing vocals
Tyson Travnik – Bateria



Contatos:

gatekeeper@live.ca (A/C Jeff Black)



Comentários
0 Comentários

Comentário(s):