Independente - Nacional
Nota 8,5
Por Marcos Garcia
Definitivamente, a chegada da internet ajudou muito as bandas de Metal, pois o nosso público é bem mais fiel do que os de outros estilos, ou seja, somos afetados pelos downloads ilegais de forma menos contundente. Aliás, o Metal tem usado cada vez mais a internet como ferramenta de divulgação para as bandas, vide o enorme número de trabalhos disponibilizados de graça nos últimos anos. E mais um que embarcou nessa onda é o quinteto STEPS OF SILENCE, de Avaré (SP).
Heavy Metal Tradicional na melhor linha européia, mas a banda não se nega de utilizar nuances de outros estilos, sem deixar peso, melodia e pegada de lado, em uma música que, se não prima pela originalidade, tem personalidade e garra, características essenciais para quem trilha os árduos caminhos do Metal.
Vocais tradicionais fortes numa linha bem 'halfordiana', com alguns backings mais guturais aqui e ali, guitarras que esbanjam bases melodiosas e fortes, bem como solos bem construídos e fortes, base baixo-bateria bem coesa e pesada, mas que busca não ser trivial. Resultado da soma de tais elementos: uma música melodiosa, agressiva, pesada e bastante empolgante.
A produção sonora ficou bem seca, dando uma rispidez e 'punch' ao som da banda, mas não soterrou as linhas melódicas, ou seja, temos algo bem gravado e que deixa a música do quinteto bem clara e translúcida.
Este primeiro trabalho da banda possui duas músicas muito boas, 'Solar Messiah' e 'Malefica Maleficarum', duas avalanches naquela pesada escola PRIEST/MAIDEN (especialmente pelos duetos de guitarra), mas com toques modernos aqui e ali, alguns momentos mais 'sabbathícos' levantam o dedo de vez em quando, deixando a música da banda carnívora e fresca, sem soar datado ou como algo remanescente dos anos 80. Pelo contrário, ambas pulsam com vida e intensidade.
Tracklist:
01. Solar Messiah
02. Malefica Maleficarum
Formação:
Jony Roque – Vocal
Ricardo Fusco – Guitarra
João Paulo Colella – Guitarra
Rodrigo Queiroz – Baixo
Rafael Javaro – Bateria
Contatos: