19 de out. de 2012

Exodus - Fabulous Disaster (CD)

Shinigami Records - Nacional
Nota 10

Por Marcos Garcia
 
Mais uma obra-prima do Thrash Metal é resgatada do passado pela Shinigami Records, que tem prestado ótimo trabalho quando se trata desse assunto (e também no lançamentode bandas nacionais e CDs de fora mais recentes).
 
'Fabulous Disaster' merece bem o nome que tem, pois o EXODUS se apresenta em grande forma, mostrando que estavam dispostos a alcançar a posição que o hiato entre 'Bonded by Blood' e 'Pleasures of the Flesh' lhes negara, bem como se firmar como uma das bandas mais fortes do Thrash Metal mundial.
 
Antes de tudo, 'Fabulous Desaster' mostra a força e agressividade musical do primeiro disco, mas sem perder a noção melódica do segundo, e isso com canções fortíssimas, que em nada ficam devendo ao primeiro.

Produzido por Gary Holt, Rick Hunolt e Marc Senesac, gravado nos Alfa & Omega Recordings, em San Francisco, o disco tem uma sonoridade intensa e pesada, com cada instrumento em seus devidos lugares, resultando em uma brutalidade esmagadora, e isso é ainda mais claro devido à remasterização que o disco passou para este relançamento. A arte da capa é muito bem humorada, combinando com a foto da parte de trás do encarte (que no vinil ficava na contracapa), e a vantagem: as letras finalmente estão legíveis, pois no vinil original (pelo menos a versão que este que vos escreve tinha) era quase impossível. Ponto para esta versão.

Como dito antes, o EXODUS voltou ser agressivo e bruto, com música impactantes e fortes, e com algumas melodias muito bem estruturadas, riffs ríspidos, solos agressivos, base baixo-bateria bem trabalhada e pesada, vocais insanos e ainda mais bem encaixados que antes, o que faz com que o nível do CD como um todo seja bem alto, o que pode ser percebido nos pontos fortes, como 'The Last Act of Defiance', uma faixa rápida e extremamente bruta, com destaque para a bateria absurda, bem como para os vocais insanos; a complexa e também agressiva 'Fabulous Disaster', apesar de não ser uma faixa muito veloz, onde algumas melodias ficam bem evidentes; a cadenciada e peso-pesado 'The Toxic Waltz', onde as guitarras mostram ótimo arsenal de bases e solos, fora um refrão bem grudento; o cover de 'Low Rider', da banda de Funk (NADA COM AQUILO QUE É FEITO NO RJ!!!!)/Soul WAR, que ficou bem agressivo e longe do clima calmo da original; a sólida e massiva 'Cajun Hell', também mais cadenciada, com riffs de guitarras ótimos (e para quem não sabe, 'cajun' é o termo dado à um grupo étnico norte-americano composto de descendente de acadianos exilados, que falam francês, logo, possuem um sotaque bem acentuado. Um exemplo é o personagem Gambit, dos X-Men); a longa e explosiva 'Like Father, Like Son', outra faixa mais focada no peso e trampo; e o cover para 'Overdose' do AC/DC, faixa-bônus das primeiras versões em CD, que aqui faz parte do disco, que ganhou peso e possui guitarras e vocais mais thrashers, mas que não descaracteriza a versão original. Fora isso, ainda temos as faixas ao vivo 'Fabulous Disaster', 'Toxic Waltz', 'Cajun Hell' e 'Corruption', que possuem ótimas gravações e ganham aquela empolgação vista em shows.
 
The Toxic Waltz

Um ótimo disco, tão clássico como o primeiro, mas que ainda não teve seu real mérito reconhecido. Mas que agora em mãos, pode ser realmente apreciado como bem merece.



Tracklist:

01. The Last Act of Defiance
02. Fabulous Disaster
03. The Toxic Waltz
04. Low Rider (WAR Cover)
05. Cajun Hell
06. Like Father, Like Son
07. Corruption
08. Verbal Razors
09. Open Season
10. Overdose (AC/DC Cover)
11. Fabulous Disaster (live)
12. Toxic Waltz (live)
13. Cajun Hell (live)
14. Corruption (live)


Formação:

Steve 'Zetro' Souza - Vocais
Gary Holt - Guitarras
Rick Hunolt - Guitarras
Rob McKillop - Baixo
Tom Hunting - Bateria

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):