Nota 9,5
Por Marcos Garcia
De vez em quando, certas bandas nos surpreendem demais, pois o bom gosto no qual um trabalho está imerso é algo gratificante, como é este trabalho do VERTIGO STEPS, que nos chega com seu mais recente trabalho, terceiro disco da banda, ‘Surface/Light’.
O que temos aqui é um Heavy Rock/Progressive Ambient de primeira linha, um deleite para os ouvidos cansados, pois a música é pesada, intensa, etérea e muito bem construída, com uma suavidade e experimentalismo muito bons e harmoniosos.
Produzido por Daniel Cardoso (que já trabalhou com bandas do quilate de ANATHEMA, ANNEKE, HEAD CONTROL SYSTEM, LEAFBLADE, ANGELUS APATRIDA, HEAVENWOOD, etc) nos Ultrasound Studios, temos uma sonoridade límpida e bem cuidada, sem privilegiar um determinado aspecto ou instrumentos, equilibrando tudo de forma magistral. A arte é bem simples, mas bonita.
Apesar de uma formação apresentada, temos a participação de convidados como Jan Transit (IN THE WOODS…, TRANSIT), Patrik Karlsson (THIS HAVEN), Stein R. Sordal (GREEN CARNATION, SORDAL) e Sophie (UGARIT), antes de tudo ‘Surface/Light’ nos convence por ser um disco onde as músicas se nivelam por cima, com cada faixa tendo sua personalidade própria e valor único, mas destacam-se a ótima ‘The Hollow’, bem climática e intimista; ‘Silent Bliss’, onde o trabalho das guitarras e teclados é muito bom; a versátil ‘Railroads of Life’; a intensa ‘Tonight I Died, Tomorrow I’ll Live’, com ótimas guitarras pesadas e vocais bem harmoniosos; a belíssima ‘Doppler Defect’; a um pouquinho mais pesada ‘Helsinki’; a melancólica e bela ‘Someone (Like You)’, com seu andamento mais lento e ótimos vocais; ‘Schadenfreude’, outra mais pesada; a mais sentimental ‘Nothing at All’, e ‘The Porcupine Dilemma’, logo, é um CD ótimo para todos os que possuem bom gosto e mente aberta.
Sem sombra de dúvidas, esperemos que a banda continue nos brindando sempre com trabalhos neste nível!
Silent Bliss
Tracklist:
01. Vertigo Dawn
02. The Hollow
03. Silent Bliss
04. Railroads of Life
05. Tonight I Died, Tomorrow I’ll Live
06. Doppler Defect
07. Disappear Here
08. Helsinki
09. Someone (Like You)
10. Zeppelin on Fire
11. Schadenfreude
12. Nothing at All
13. The Porcupine Dilemma
Bruno A. – Guitarras, teclados, programação e samples, música
Niko Mankinen – Vocais
Daniel Cardoso (músico convidado) – Bateria, baixo, backing vocals
Contatos: