26 de ago. de 2012

Vertigo Steps – Surface/Light (CD)

Ethereal Sound Works – Importado
Nota 9,5
Por Marcos Garcia

De vez em quando, certas bandas nos surpreendem demais, pois o bom gosto no qual um trabalho está imerso é algo gratificante, como é este trabalho do VERTIGO STEPS, que nos chega com seu mais recente trabalho, terceiro disco da banda, ‘Surface/Light’.
O que temos aqui é um Heavy Rock/Progressive Ambient de primeira linha, um deleite para os ouvidos cansados, pois a música é pesada, intensa, etérea e muito bem construída, com uma suavidade e experimentalismo muito bons e harmoniosos.
Produzido por Daniel Cardoso (que já trabalhou com bandas do quilate de ANATHEMA, ANNEKE, HEAD CONTROL SYSTEM, LEAFBLADE, ANGELUS APATRIDA, HEAVENWOOD, etc) nos Ultrasound Studios, temos uma sonoridade límpida e bem cuidada, sem privilegiar um determinado aspecto ou instrumentos, equilibrando tudo de forma magistral. A arte é bem simples, mas bonita.
Apesar de uma formação apresentada, temos a participação de convidados como Jan Transit (IN THE WOODS…, TRANSIT), Patrik Karlsson (THIS HAVEN), Stein R. Sordal (GREEN CARNATION, SORDAL) e Sophie (UGARIT), antes de tudo ‘Surface/Light’ nos convence por ser um disco onde as músicas se nivelam por cima, com cada faixa tendo sua personalidade própria e valor único, mas destacam-se a ótima ‘The Hollow’, bem climática e intimista; ‘Silent Bliss’, onde o trabalho das guitarras e teclados é muito bom; a versátil ‘Railroads of Life’; a intensa ‘Tonight I Died, Tomorrow I’ll Live’, com ótimas guitarras pesadas e vocais bem harmoniosos; a belíssima ‘Doppler Defect’; a um pouquinho mais pesada ‘Helsinki’; a melancólica e bela ‘Someone (Like You)’, com seu andamento mais lento e ótimos vocais; ‘Schadenfreude’, outra mais pesada; a mais sentimental ‘Nothing at All’, e ‘The Porcupine Dilemma’, logo, é um CD ótimo para todos os que possuem bom gosto e mente aberta.
Sem sombra de dúvidas, esperemos que a banda continue nos brindando sempre com trabalhos neste nível!

Silent Bliss


Tracklist:

01. Vertigo Dawn 
02. The Hollow 
03. Silent Bliss 
04. Railroads of Life
05. Tonight I Died, Tomorrow I’ll Live
06. Doppler Defect
07. Disappear Here
08. Helsinki
09. Someone (Like You)
10. Zeppelin on Fire 
11. Schadenfreude
12. Nothing at All 
13. The Porcupine Dilemma


Formação:

Bruno A. – Guitarras, teclados, programação e samples, música
Niko Mankinen – Vocais 
Daniel Cardoso (músico convidado) – Bateria, baixo, backing vocals


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Comentário(s):