22 de jul. de 2012

Svyatogor – Doctor Veritas (CD)


Svarga Music - Importado
Nota 9,5
Por Marcos Garcia

O Leste Europeu realmente anda criando uma autêntica invasão metálica que tende a tomar o underground mundial de assalto, já que suas bandas vertem originalidade, força, peso e características bem próprias.
Mais uma se juntar às hordas eslavas de ataque é o ucraniano Svyatogor, com seu terceiro play, Doctor Veritas.
A banda se proclama como Experimental Death/Black Metal, e é um rótulo real se o público esquecer padrões já definidos, será bem feliz, pois o quarteto não é uma cópia de alguma banda que tenham ouvido antes, sendo bastante diferente em sua musicalidade do que se convenciona ao rótulo em que se inserem, fazendo uso de melodias fortes e evidentes, e isso tudo misturado com estruturas pesadas e brutas, ora velozes, ora mais cadenciadas. 
A produção sonora ficou bem legal, num nível em que podemos ouvir bem claro cada elemento da musicalidade da banda sem problemas, com tudo muito bem inteligível e exposto, mas pesado e coeso o tempo todo.
Vocais rascantes e bem trabalhados, guitarras ferozes formando uma autêntica muralha sonora com riffs fortes, e base baixo-bateria muito bem trabalhada, com variações de andamento muito boas. E isso sem falar em intervenções de violinos e uns tecladinhos aqui e ali muito bem colocados.
Ao ouvir o CD, em que as músicas são todas muito boas, há alguns destaques, como Памяти мёртвых Героев (In Memory of Fallen Heroes), que é bastante variada e expõe melodias interessantes, com ótimo trabalho das guitarras; a cadenciada Word Hard. Eat. Watch., que mostra um peso absurdo; a terrorosa Doctor Veritas, também mais lenta, e com belos momentos jazzísticos (que farão alguns radicais falarem besteiras); a variada e forte Нi вогню, нi меча... (Nor Fire, Nor Sword...); a empolgante e bem trabalhada Awoke/Incoming (Antarctic Solitude); a pesadíssima e empolgante Плюнуть и забыть (Spite and Forget), com trabalho fantástico dos vocais e guitarras; a rápida e agressiva La Concupiscence (Inevitability); e a trabalhada e experimental Реинкарнация дум (Reincarnation of Thoughts), cheia de quebradas de ritmo e com momentos Folk bem interessantes.
Mais um trabalho fantástico vindo da Ucrânia, que corre o risco de se tornar uma nova potência mundial em termos de Metal.

Плюнуть и забыть (Spite and Forget)

Tracklist:

01. Памяти мёртвых Героев (In Memory of Fallen Heroes)
02. Word Hard. Eat. Watch.
03. Манифест (The Manifesto)
04. Doctor Veritas
05. Нi вогню, нi меча... (Nor Fire, Nor Sword...)
06. Awoke/Incoming (Antarctic Solitude)
07. Плюнуть и забыть (Spite and Forget)
08. Неизбежность (Inevitability)
09. La concupiscence (Inevitability)
10. Реинкарнация дум (Reincarnation of Thoughts)


Formação:

Arius – Vocais e guitarra
Master Alafern – Guitarras e violino
Duk – Baixo
Amorth I.M.– Bateria


Contatos:

https://www.facebook.com/SvyatogorBand


Comentários
0 Comentários

Comentário(s):