2011 – Independente – Nacional
Por Marcos Garcia
Nota: 9,5
Thrash Metal é um estilo sem meios termos, porque ou se é realmente bom, ou então se é apenas mais um no meio de muitos, o que em geral não cria boas expectativas dos fãs, especialmente porque muitas das bandas da chamada NWOTM (New Wave of Thrash Metal) acaba falhando no resgate dos elementos dos anos 80, se tornando uma cópia caricata do que já surgiu, fez sucesso e entrou em decadência, necessitando de urgente sopro de vida. E é justamente soprando muita vida e esbanjando vitalidade que o grupo de thrashers carioca Prophecy chega com seu novo EP, I4NI, que é um anagrama para ‘Eye for an Eye’, ou seja, ‘olho por olho’, citação oriunda da Lex Talionis.
A banda se propõe a fazer um Thrash que mistura bem uma pegada bruta e bem trabalhada, nos moldes do ‘Bay Area Way of Thrash Metal’, só que a sonoridade da banda esbanja vitalidade e força, sem soar como algo velho e bolorento, com ótimos riffs e solos muito bem compostos e encaixados, zaga rítmica merecedora de louvor, e vocais agressivos e rasgados na dose certa, assim, a banda não só foge de pontos comuns, bem como varia bastante os andamentos, tanto quando usa de velocidade quanto de cadência, e sempre mantendo peso.
A produção visual é bem simples, diferente da sonoridade da banda, e a sonora lhes confere peso e limpeza nítida, o que evidencia o quanto a banda sabe o que faz com os instrumentos na mão e como as composições fluem de forma bem natural, sem ser algo forçado.
O EP abre com uma intro, The Calling, que começa bem calma, com guitarras limpas, para ganhar peso e vitalidade, preparando o ouvinte para a veloz e agressiva The Ultimate Truth, que mostra força nas guitarras absurdamente pesadas e trabalhadas, bem como vocais secos e riffs de guitarras que levam o fã ao pogo com toda certeza. Já ‘Backlash’ é um pouco mais cadenciada, focada em peso, com excelente trabalho do baixo e da bateria; Fechando, a faixa I4NI, que mostra uma mistura de momentos rápidos e outros mais lentos, mas tudo muito bem estruturado (musicalmente falando), com ótimos backing vocals, onde a atmosfera 'Bay Area’ fica mais evidente e forte.
Em suma, um disco que os fãs de Metal podem ouvir com a certeza da satisfação, e que deixa um gosto de ‘quero mais’ na boca, ansiosos pelo próximo CD da banda, e que pode ser baixado aqui.
Tracklist:
01. The Calling
02. The Ultimate Truth
03. Backlash
04. I4NI
Formação:
Rogério Avlis – Guitarras e vocais
Tauan Rithmains – Guitarras e backing vocals
Amaury Garcia – Baixo e backing vocals
Diego Azevedo – Bateria
Contatos:
tauanrithmains@gmail.com
(21)9174-3896
powerhousetat2@gmail.com