9 de fev. de 2015

Metacrose – InTerrorGate (CD)

Independente
Nota 9,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia



A criatividade das bandas brasileiras das gerações mais novas realmente anda em proporções assustadoras. Algumas até ousam fugir de modelos tradicionais em prol de algo mais novo, em busca de uma personalidade sólida que os faça sobressair ao grande número de clones que infestam a cena em âmbito mundial. E é de surpreender o descaso do público no Brasil com bandas mais inovadoras, que querem quebrar barreiras. E o METACROSE, de João Pessoa (PB) é um excelente nome novo, pois seu disco de estréia, “InTerrorGate”, é surpreendente.

O quinteto segue uma linha de Death Metal mais tradicional com alguns inserts energéticos de Thrash Metal, se diferenciando de muitos pelo uso de solos melodiosos à lá NWOBHM e estruturas harmônicas não convencionais ao gênero, e com um nível técnico de saltar os olhos. Esses alquimistas misturam vocais urrados do melhor estilo, mais guitarras excelentes em riffs e solos bem diferentes de tudo que estamos acostumados, uma base rítmica sólida e com boa técnica. E, além disso, ousam usar flautas (com uma contribuição especial de Nívea Maria Santos) em canções como “What’s Wrong With Killing?”, “How Can I Know Who I Am?” e “Interiorem”, e violoncelo (participação especial de Thomas Rodrigues) também em “Interiorem”. E sim, eles mostram, na marra, que possuem personalidade muito forte.

Produzido, mixado e masterizado por Victor Hugo Targino, ele conseguiu tirar o máximo possível da banda, e ao mesmo tempo, dar uma qualidade sonora que fosse brutal e agressiva, mas ao mesmo tempo em que soe clara durante todo o CD. Não poderia ser de outra forma, pois este disco precisa soar com clareza, para que os detalhes da técnica musical deles não sejam perdidos. E a apresentação gráfica passa por capa e contracapa bem simples, mas no encarte, a bela surpresa: cada integrante ganha uma imagem em quadrinhos personalizada, dentro do contexto lírico que a banda utiliza.

Metacrose
O METACROSE tem por maior qualidade justamente querer ser diferente, mesmo fazendo um gênero já tão exaurido. E se sai bem na empreitada, porque “InTerrorGate” mostra uma banda ousada, que ainda pode render bem mais. Mas no momento, já é capaz de criar um trabalho diferenciado, com ótimos arranjos e longe do mais do mesmo que já saturou a paciência alheia.

O CD já abre com a fantástica “What’s Wrong With Killing?”, cheia de momentos mais emotivos, presença de flauta e duetos de guitarra à lá IRON MAIDEN bem feitos, seguida de “Is This Democracy?”, mais brutal e opressiva, mas com boa técnica e belo trabalhado de baixo e bateria. Uma introdução acústica abre “How Can I Know Who I Am?”, faixa bem opressiva, mas se sente uma clara incorporação de elementos melodiosos e do Thrash Metal, e mais algumas coisas de música regional do Nordeste do Brasil e mesmo Jazz, e nos solos de guitarra, a presença especial de Marcus Siepen, do BLIND GUARDIAN. “Are You the Truth?” mais uma vez mostra o lado mais melodioso da banda em suas guitarras, tanto nos riffs quanto nos solos, quase uma música de Metal tradicional com ótimos vocais guturais, o mesmo acontecendo em “What is Established?”. Outra que é introduzida por violões muito belos é “Zé do Caixão”, que como o nome sugere, é uma homenagem ao querido personagem de José Mojica Marins (que inclusive participa da faixa com uma narrativa), cantada em português, em uma faixa mais soturna e com momentos cadenciados ótimos. “Interiorem” é uma melodiosa instrumental, onde temos o violoncelo belíssimo, mas é bem curta, para introduzir “Just Enough Rope”, outra faixa de andamento mais em meio tempo, pesada e bem azeda, com ótimos vocais, cheia de tempos quebrados. E “Why Should He Live?” segue a mesma linha, só sendo apenas um pouco mais melodiosa. Fechando, “Exteriorem”, outra instrumental que nos deixa com vontade de começar a ouvir o disco novamente.

Belíssimo trabalho, uma banda que merece menções honrosas e aplausos.



Músicas:

01. What’s Wrong With Killing? 
02. Is This Democracy? 
03. How Can I Know Who I Am? 
04. Are You the Truth? 
05. What is Established? 
06. Zé do Caixão 
07. Interiorem
08. Just Enough Rope 
09. Why Should He Live?
10. Exteriorem


Banda:

Vinicius Laurindo – Vocais 
Israel Rêmora – Guitarras 
Thiago Bandeira – Guitarras 
Marcos Meireles – Baixo 
Deathmetrius Pedrosa – Bateria 


Contatos:

Rivendell Radio & Press (Assessoria de Imprensa)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):