Sempre que algum grande nome do Metal se prepara para lançar disco novo, não há dúvidas: a ansiedade e a curiosidade se tornam enormes. Seja estrangeiro ou nacional, seja mainstream ou underground, a reação é sempre a mesma. Somam-se preocupações como "será que mudaram?", "como será que o som está?", entre tantas outras. Mesmo idealismos são postos em dúvida nesses momentos, sendo que isso ocorre bem mais quando se lida com bandas de Metal extremo. E é justamente onde surgem mais críticas e reclamações quando a banda renova sua música e a prepara para novas gerações. Amem ou odeiem esse processo, a vida nunca cessa, sempre vai adiante, de mãos dadas com o tempo.
E usando a vida e o tempo em seu favor (no caso, fundidas na faceta que denominados "experiência"), é um enorme prazer poder ouvir "Chri$t Worldwide Corporation", o novo trabalho do veterano AMEN CORNER, banda de Curitiba (Paraná), após quatro longos anos de ausência.
Antes que questionem, uma coisa podemos garantir: a personalidade do AMEN CORNER está intacta, ainda o mesmo misto de Black e Death Metal de sempre, usando ritmos não tão velozes e instrumentações soturnas, mas é patente que a banda deu uma evoluída, um passo adiante do que foi ouvido em "Leviathan Destroyer" (de 2010), já que as melodias na música da banda se tornaram ainda mais evidentes. Os vocais de Sucoth Benoth continuam os mesmos, inovadores e diferentes dos timbres rasgados e guturais de hoje (no fundo, ele interpreta as canções, não apenas as canta), os riffs da banda continuam pesados e densos em detrimento à velocidade (reforçando a aura azeda e pesada da banda), e os solos surgem vez por outra com melodias evidentes. E a cozinha rítmica da banda, se evita fazer movimentos mais complexos, não peca em sua relativa simplicidade, pois está pesada e muito bem entrosada com guitarras e vocais. E assim, o grupo cria uma música soturna, mórbida, pesada e azeda. E não seria pecado ou exagero algum dizer que o AMEN CORNER seria uma versão extrema para o BLACK SABBATH em muitos sentidos (inclusive no aspecto do pioneirismo, pois é um dos primeiros nomes do Black Metal no Brasil). E o melhor de tudo: é um pacote CD + DVD.
Produzido (tanto o áudio do CD quanto áudio e vídeo do DVD) por Maikon Thomé Araújo no Avantgarde Audiovisual. E assim, a banda ganhou uma qualidade sonora de primeira linha, com clareza e peso que merecem. Ao mesmo tempo, está bem enxuta, o que deixa a música da banda extremamente clara, e nos permite ver que a aparente simplicidade de seu trabalho engana. Sim, pois há uma riqueza de detalhes e arranjos muito agradável aos ouvidos no CD. E a arte, como dita o padrão da banda de uns tempos para cá, é de alto nível. A mensagem da banda fica clara só de olhar a capa (um belo trabalho de Anderson L. A. da Natureza Morta Arts & Design, que além disso, fez um belo design para a obra, abrilhantado ainda mais pelo belíssimo Digipack usado. O interessante é notar que ambos já haviam trabalhado com o grupo em "Leviathan Destroyer".
Falando dos aspectos musicais, gregos e troianos não terão o que reclamar, já que "Chri$t Worldwide Corporation" mostra que o grupo continua compondo em alto nível, mas é clara sua evolução em termos instrumentais.
Amen Corner |
Falar das música do CD é bem simples: o nível elevado musical do grupo está mantido. Não há muito o que falar de novos candidatos a clássicos como "Christ Worldwide Corporation", um pesadelo sonoro azedo, com andamento cadenciado, ótimos arranjos de guitarra, e excelentes vocais, ainda abrilhantados pelos contrastes entre cada um dos vocalistas, seguido da mais variada "The Death that Comes from the Sky", onde temos variações nos tempos e belíssimo trabalho das guitarras mais uma vez, com riffs bem ganchudos. Na sequência, temos a forte e vibrante "I Say Yes to Satanas", outra faixa bem cadenciada e soturna, com uma interpretação fantástica dos vocais, além de belos solos de guitarra; a opressiva "Like a Wolf", onde baixo e bateria formam uma base pesada e com boa técnica, criando uma base sólida para as guitarras e os vocais, e a mais dinâmica "Monarchy", com tempos mais rápidos, e a música mais simples em termos instrumentais, mais uma vez com ótimos vocais. Em "Goddess of Luxury and Carnal Pleasures", temos um início mais lento e melodioso, para aclimatar uma canção cadenciada e pesada, onde mais uma vez baixo e bateria se destacam (sem falar que a interpretação de Sucoth Benoth mais uma vez dá um brilho todo especial à esta música). Em "The God of Fortune", introduzida por ótimas orquestrações, e segue como uma faixa um pouco mais amena que as anteriores, permeada de teclados soturnos e grandiosos. Fechando, temos a regravação de "Black Thorn" (vinda do CD "Jachol Ve Tehilá", de 1995), que ganhou uma atualização excelente, mostrando que esta música, como as outras de seu passado, não perderam impacto ou cheiram a mofo. Longe disso, o AMEN CORNER parece sempre atual e vibrante.
No que falamos do DVD, temos um documentário falando de toda história da banda, falando das origens até o momento atual. Mas temos também várias apresentações ao vivo, algumas com qualidade de vídeo bem ruim, mas testemunham os primeiros passos do grupo na década de 90, até apresentações em 2011. Mas servem para mostrar que, ao vivo, a banda não perder sua força e sua música continua impactante. E como não se fosse muito, ainda temos o vídeo oficial para "Leviathan Destroyer", que já é conhecido do Youtube, mas que agora está nas mãos de todos. Além disso, ainda existe uma bela sessão de extras, com os agradecimentos e a ficha de produção do CD, além de fotos da banda, também abarcando toda sua história.
A banda comemorou seus 20 anos de idade em grande estilo, mas o presente é nosso.
Tracklist:
CD:
01. Christ Worldwide Corporation
02. The Death that Comes from the Sky
03. I Say Yes to Satanas
04. Mutilated Children, Stolen Souls
05. Like a Wolf
06. Monarchy
07. Goddess of Luxury and Carnal Pleasures
08. The God of Fortune
09. Black Thorn
DVD:
01. Deusdemoteme - 1993/Curitiba-PR
02. The Sons of Cain - 1993/Curitiba-PR
03. Amen Corner - 1998/Ponta Grossa-PR
04. The Creators Pride / The Anguish of the Accused - 1999/São Paulo-SP
05. Battlefield - 2007/Curitiba-PR
06. Lammentation and Prise - 2008/Curitiba-PR
07. Heir of Lust, Heir of Pleasure - 2008/Indaial-SC
08. Goddes of the Deep Water - 2010/Belo Horizonte-MG
09. The Five Glories - 2008/Curitiba-PR
10. Diabolic Possession - 2011/Vila Velha-ES
11. Black Thorn - 2011/Curitiba-PR
12. Leviathan Destroyer - 2011/Bastos-SP
13. Documentário
14. Leviathan Destroyer (vídeo oficial)
15. Fotos, agradecimento, ficha de produção
13. Documentário
14. Leviathan Destroyer (vídeo oficial)
15. Fotos, agradecimento, ficha de produção
Banda:
Sucoth Benoth - Vocais
Murmúrio - Guitarras
Mortum - Guitarras
Shaitan - Baixo
Ashmedai - Bateria (músico de estúdio)
Contatos: