13 de abr. de 2015

Exorddium – Sangue ou Glória (CD)

Independente
Nota 7,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


A New Wave of British Heavy Metal (ou NWOBHM, como queira o leitor) sempre foi e será um movimento que impressiona o fã de Metal. Óbvio, já que ali, além de ressurgir após um período em que ficou fora de evidência, o gênero recebeu uma carga de energia nova. Tanto que a NWOBHM influenciou e influencia ainda hoje muitas bandas de Metal nacional. E podemos aferir que o Metal cantado em português dos anos 80 no Brasil recebeu uma imensa influência da NWOBHM, como o quinteto EXORDDIUM, de Belo Horizonte (MG) mostra em “Sangue ou Glória”, seu primeiro álbum.

A banda mostra-se muito boa no que se propõe a fazer, ou seja, recuperar o híbrido de uma sonoridade à lá IRON MAIDEN com letras em português que versam sobre temas ou medievais ou voltados à paixão pelo Heavy Metal em si. Apesar de soar datado, os rapazes buscam fazer as coisas do jeito deles, não sendo apenas uma releitura vazia e bolorenta à lá Dolly Metal. Aqui, a banda apresenta bons vocais (que podem melhorar um pouco no futuro em questão de impostação de voz), duetos de guitarras muito bons (com ótimas bases e solos inspirados), baixo na escola de Harris/Geezer e uma bateria com boa técnica e peso. Sim, o mais puro Metal tradicional made in Brazil, empolgante e com energia de sobra.

O ponto fraco do trabalho ficou por conta da sonoridade do CD. Ela está muito crua e soa “oca” muitas vezes. E uma banda com uma música tão boa pedia uma qualidade de gravação melhor, mais apurada e pesada. Óbvio que todos os instrumentos estão audíveis, mas falta ser mais “cheia” e pesada. 

Mas apesar da qualidade que conseguiram, o som da banda é empolgante, com ótimos refrões e melodias, arranjos muito bons. 

“Sangue ou Glória” (que possui guitarras ótimas, além de mudanças de andamento bem legais), a empolgante “Heavy Metal” (que belo refrão, diga-se de passagem), “Guerreiros do Metal” e a bem trabalhada “Lágrimas Soturnas” mostram uma banda de excelente potencial musical, precisando apenas de uma maior assistência no quesito de produção sonora e aparar algumas arestas em sua música. De resto, creio que eles podem ir bem longe.

Tem futuro, e "Sangue e Glória" evidencia isso.



Músicas:

01. Exorddium 
02. Sangue ou Glória 
03. Próximo do Fim 
04. Heavy Metal 
05. Siga-me 
06. Guerreiros do Metal 
07. Lutar e Mudar o Destino 
08. Lágrimas Noturnas


Banda:

Raziel Avenger – Vocais 
Paulo César – Guitarras 
Fernando Amaral – Guitarras 
Nicolas Cortelete – Baixo 
Jailson Douglas – Bateria 


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):