26 de nov. de 2014

Fire Hunter - No Fear No Lies (CD)

Nota 9,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


É interessante quando temos a oportunidade de acompanhar certas bandas, o quanto elas evoluem e o quanto podem render conforme a experiência vai aumentando, e assim, o trabalho musical do grupo vai crescendo mais e mais. Bandas como o FIRE HUNTER, de Ponta Grossa (PR), que já mostrava muito potencial em "Arising from Fire" (que tivemos a oportunidade de resenhar), e que agora volta mais maduro em "No Fear No Lies".

O quinteto deu uma bela evoluída sem alterar sua proposta inicial, já que as composições continuam mostrando bastante peso e melodia em sua combinação de Heavy Metal tradicional com elementos do Metal Melódico. E agora, a alquimia se mostra muito bem equilibrada, com peso, técnica e melodia em doses muito bem distribuídas. Os vocais de Ronaldo Costa deram uma melhorada bem grande, usando com mais sobriedade seus tons mais altos em alguns mais graves, enquanto Adriano Burey e Eduardo Moraes se entendem muito bem nas seis cordas, criando belos riffs e bons solos (sem falar na utilização de elementos externos ao Metal em alguns momentos, como a viola caipira em "Simple But Proud"), o estreante Natanael Gomes no baixo mostra boa técnica e peso, ao passo que Cleberson Neumann se mostra mais técnico na bateria. A banda evoluiu, e isso faz a audição do CD algo agradável, quase obrigatório.

A produção de um disco é a chave para o sucesso, e aqui, a banda mostrou que "No Fear No Lies" é um disco ambicioso, já que a produção é de Tito Falaschi, com gravação no IMF (em São Paulo). E para ajudar ainda mais, a mixagem e masterização, além de Tito, ainda conta com Hilton Torres (sim, o guitarrista do ZALTANA). O resultado é uma sonoridade bem cuidada, forte e vigorosa, com timbres musicais bem escolhidos. A qualidade está de alto nível, com cada instrumento bem claro aos ouvidos. A arte feita pela Designations é muito boa, e o recurso do famoso encarte de uma folha só, com quatro dobras, foi muito bem explorado (o layout interno mostra claramente que até isso foi planejado).

Fire Hunter
O quinteto mostra que a maior diferença entre "Arising From Fire" e "No Fear No Lies" está realmente na forma de compor. Aqui, a banda preferiu uma técnica um pouco mais sóbria, com bons refrões, mas assim, as música ganharam maior coesão e peso, ao mesmo tempo em que os arranjos ganharam maior dinamismo, e as canções estão com maior diversidade sonora. Isso nos permite diferenciar cada uma delas claramente e sem problemas.

E é incrível poder ouvir canções como "You'll Fee It Now" (arranjos ótimos de guitarras, belas vocalizações em sua alternância entre momentos mais etéreos e outros de puro peso. E reparem na força do refrão), a pesada e requintada "Amaze Myself" (com aquele andamento à lá NWOBHM, mas com belos arranjos de guitarras mais uma vez), a forte "A Better Time" (bem pesada e abrasiva, com um belíssimo trabalho da base rítmica. Basta reparar nos arranjos do baixo e na técnica da bateria. E as vocalizações alternadas são maravilhosas), a ótima "Simple But Proud" (introduzida, como dito acima, por belos arranjos em uma viola caipira, para então ganhar uma dose de peso, mas mesmo assim, é a canção mais acessível de todo o disco), e envolvente "No Fear No Lies" (que por ser a faixa-título, é muito bem trabalhada, com fortes melodias e alguns vocais normais com timbres mais ríspidos, além de um refrão forte e de fácil assimilação), a bruta "When Tears Dry", a acessível e trabalhada "Walk Together", e a bela semi-balada "You Live in Me" (belíssimos solos).

Com essa evolução, o FIRE HUNTER já pode pensar em vôos mais altos, e em conquistas maiores.

Parabéns!




Tracklist:

01. You'll Fell It Now
02. Amaze Myself
03. A Better Time
04. Time to Believe
05. Simple But Proud
06. No Fear No Lies 
07. When Tears Dry
08. In Your Eyes
09. Walk Together
10. You Live in Me


Banda:

Ronaldo Costa - Vocais
Adriano Burey - Guitarras
Eduardo Moraes - Guitarras
Natanael Gomes - Baixo
Cleberson Neumann - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):