17 de out. de 2014

Resenha: No Way - Rise of Insanity (CD)

Nota 9,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


A mistura entre Heavy Metal tradicional e o Thrash Metal não é algo novo. Ela já é feita desde os anos 80, mas deu uma caída no desuso por alguns anos, e com um número muito grande de bandas atualmente anda buscando revigorar sonoridades antigas, alguns nomes novos tem surgido. E em São Paulo, o quarteto NO WAY, na luta desde 2004, mostra-se um bom representante do gênero em "Rise of Insanity", seu primeiro álbum, que sucede o Demo CD "Leading Way to Suicide" (de 2012).

É necessário que se diga que a banda reescreve o estilo, atualizando-o, mas sem perder a essência, mas nos livrando do sentimento de estarmos ouvindo algo datado. Existe uma vibração, uma vida bem particular em seu ótimo trabalho. Vemos a agressividade do Thrash Metal em alguns arranjos das guitarras e nos vocais (com o detalhe que temos uma vocalista, ou seja, vocais femininos. Mas são rasgados e com uma impostação diferenciada, como se fosse uma mistura de timbres como "Zetro" Souza e Mille Petrozza em seus momentos menos guturais), mas o instrumental da banda não nega a sua veia mais tradicional, com boas e fortes doses de melodia. E a cozinha rítmica mostra uma boa técnica, verdade seja dita. Não é preciso dizer que o produto final é vibrante, bem feito e com bastante energia. E sim, é bem ganchudo.

No Way
O grupo produziu o trabalho, assim, manteve controle sobre tudo, mas não deixou que sua sonoridade ficasse sem vibração. Energia e agressividade se aliam à boas melodias como nossos ouvidos podem comprovar, e isso é fruto de uma qualidade sonora que não privilegia nenhum dos dois aspectos, e o CD consegue soar agressivo, pesado e limpo ao mesmo. E sim, temos a impressão de estarmos ouvindo uma banda jovem, já que a sonoridade é bem moderna. A arte, um bom trabalho de João Duarte (o mesmo que já trabalhou com VOODOOPRIEST, CIRCLE II CIRCLE, METAL CHURCH e WOSLOM, só para mencionar alguns), com uma capa instigante e um layout perfeito, dando corpo ao lado sonoro do quarteto.

Em termos de composição, esse quarteto arrasa. Cria uma música envolvente, de bom gosto e com uma boa dinâmica, já que a transição de andamentos e momentos em cada canção não é abrupta ou cause consternações, ou que o equilíbrio entre melodia e agressividade seja afetado. Longe disso, até mesmo assim, eles mostram uma deliciosa capacidade de criar algo agradável aos nossos ouvidos.

Destaques: a ganchuda, cadenciada e forte "March Through the Fire" (uma bela exibição de riffs thrashers à lá SLAYER em certos momentos aliados à melodia, fora belo trabalho da base rítmica), a trabalhada e azeda "Praying with Bullets" (reparem bem no ótimo trabalho do baixo, com vocalizações muito bem encaixadas sobre a base instrumental, e ótimo solo de guitarra), "We Will Take You Down" e seu jeitão mais Rock'n'Roll (tanto que a vocalista Diana dá uma amenizada nos tons agressivos, buscando timbres próximos ao natural), que mostra um trabalho mais acessível ótimo; "Collateral Murder" e suas excelentes guitarras (como são grudentas em nossos ouvidos, especialmente durante o solo), a vibrante "Power and Prejudice" (novamente com vocais agressivos muito bons), e a longa "Russian Roulette" (mais de sete minutos de duração, com ótimos momentos que nos rementem ao uso de Música Clássica em arranjos em seu início, antes de ganhar mais agressividade em meio ao andamento pesado, com muito bom trabalho de baixo e bateria, mas sem desmerecer os vocais e guitarras (ambos também estão mostrando um excelente trabalho aqui). Mas o disco como um todo é excelente.

Uma das grandes revelações de 2014, sem dúvidas, mostrando o quanto o Brasil pode produzir em termos musicais.


Tracklist:

01. March Through the Fire
02. Praying with Bullets
03. We Will Take You Down
04. Leading Way to Suicide
05. Collateral Murder  
06. Armies of the Night
07. Power and Prejudice
08. Gates of Hell
09. Let the Blood Run
10. Russian Roulette


Banda:

Diana “Rocker” Arnos - Vocais
Rodrigo “Sleepwalker” Alves - Guitarras
Felipe “BigHead” Ribeiro - Baixo
Daniel Bianchi - Bateria


Contatos:

MS Metal Press (Assessoria de Imprensa)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):