22 de out. de 2014

Resenha: Balba - Heart Abstract (CD)

Independente
Nota 7,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Quando se fala em Rock, é preciso saber qque ele contempla uma vasta gama de vertentes, indo do Rock mais Pop que possam pensar até o mais extremo do Metal. São todas vertentes, e cada um faz a coisa da melhor maneira que pode. Gostar ou não é de cada um de nós, mas nos cabe ter respeito à herança do Rock, nascido em berço humilde, filho mestiço do Blues, do Jazz, da música Gospel, e do Country. E é pensando nisso que ao lidar com bandas como o BALBA, é preciso antes de tudo, ter mente bem aberta. E "Hear Abstract" mostra que o estilo ainda tem muito a mostrar às novas gerações.

Tendo por inspirações bandas como ROLLING STONES, DOORS, MUSE e OASIS, o quarteto tem um enfoque bem mais calmo, próximo ao Pop Rock e ao Folk Rock bretão, mas sem deixar de ter sua dose de rebeldia. Vemos que a banda não prima por uma técnica instrumental exacerbada.  O BALBA foca suas energias em algo mais simples e direto, mas bem acessível ao grande público. Mas é bem grudento e com boas doses de energia. E que tem tido boa aceitação e infiltração em rádios fora do Brasil, e em algumas por aqui.

Balba
A qualidade sonora do CD não chega a ser um primor, pois por ser um disco independente (e estúdios nunca são muito baratos), com as mãos de David Obadia fazendo todo o trabalho de mixagem e masterização. Não está ruim, mas poderia ser muito melhor, especialmente no que tange o volume das guitarras (que poderiam ter ficado melhores postadas) e seus timbres. A arte, por sua vez, ficou de bom nível, mostrando no visual todo o ecleticismo do grupo, que evita se apegar demais à uma vertente específica do Rock'n'Roll. E isso em um formato Digipack muito bom.

Mas não se iludam, pois há uma magia bem legal no som da banda, com alguns momentos interessantes e fortes, como no Rock puro e simples de "A Heart to Unfold" e "Teardrops" (ambas com bons riffs das guitarras e puxando para um lado extremamente acessível), a balada de refrão mais agressivo "Fool in Love", a grudenta "Set My Mind Free", a semi-balada elétrica "That Dance", e a mais pesada e rocker "Balba Song" (tem uma força à lá STONES em alguns momentos, onde o lado mais pesado da base rítmica aparece bastante), todas são boas composições. A banda só precisa mesmo acertar a mão na sonoridade, e os vocais ganharem um pouco mais de força (em termos de melodia, está ótimo, mas se percebe bem que podem ser mais explorados), coisa que um bom produtor pode ajudar bastante. Mas não está ruim.

O BALBA é uma boa promessa, pode render bem mais que isso, logo, os menos radicais.podem cair dentro sem sustos. Ainda mais que o disco pode ser baixado na íntegra no site oficial da banda.



Tracklist:

01. A Heart to Unfold
02. Teardrops
03. Western Girl
04. Fool in Love
05. Let It Flow
06. Set My Mind Free
07. Minds Apart
08. Can't Get What You Want
09. Ma Chère Marie
10. That Dance
11. With You
12. Balba Song


Banda:

Dig Obadia - Vocais, guitarras
Lou Conut - Guitarras
Dan J - Baixo
Dav Obadia - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):