1 de ago. de 2014

Resenha: Bruto - Mundo Destruído (CD)

Independente
Nota 8,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Fazer Death Metal no Brasil nunca é simples, pois parece ser um estilo extremamente adaptado ao país. Sim, digo isso baseado no expressivo número de bandas do estilo presentes em nossas terras, que é enorme e existe em todos os estados. E é bem legal ver que ao mesmo tempo, existe diversidade, indo do Melodic Death Metal aàs formas mais tradicionais. E o BRUTO, quinteto de Brasília, mostra uma força absurda em "Mundo Destruído", seu disco de estréia após o Demo CD "Fita".

O quinteto segue uma linha mais tradicional, próxima ao Death Metal feito na Flórida no início dos anos 90, cantando sempre em português. Aparentemente, suas maiores influências sonoras sejam CANNIBAL CORPSE e um pouco de MORBID ANGEL aqui e ali, ou seja, é brutal, explosivo, e bem agressivo, sabendo alternar momentos mais velozes e outros mais cadenciados. E se por um lado a banda nada faz de inovador, por outro a mistura de vocais extremados (bem na linha de George "Corpsegrinder" Fisher), riffs bem distorcidos e pesados aliados à solos doentios, base baixo-bateria firme na marcação, mas sem deixar de ter uma técnica muito boa (especialmente o baixo), mostra um potencial enorme. E sua música realmente envolve.

Bruto
O próprio quinteto chamou para si a responsabilidade de gravar e produzir o CD, e acertou a mão, fazendo da sonoridade do álbum algo bruto e agressivo, mas aliada à uma qualidade sonora de bom nível, sem que os instrumentos fiquem se embolando mutuamente e com bons timbres. Já a arte, um trabalho bem legal da Cadiesart Design e com a capa ilustrada por Diogo Mascardini é bem legal,antenada com a proposta lírica e musical do grupo.

Já as músicas mostram que o grupo nunca teve a intenção de ser inovador, mas apenas de fazer sua música à sua maneira e deixar nossos ouvidos apitando por horas se o abuso sonoro for grande. Mas mesmo assim, longe de soar simplório, o grupo mostra que sabe muito bem criar arranjos bem dinâmicos.

Destaques: a opressiva e arrasa-tímpanos "Mundo Destruído" (reparem bem na força dos vocais e nos riffs das guitarras),  a empolgante e variada "Igrejas" (reparem como a bateria mostra um trabalho muito legal, aliado à força das guitarras), a variada "Paraíso Quitado" (os andamentos mudam bastante, evidenciando a coesão da base rítmica, e o baixo a mostrar alguns arranjos não convencionais), a icônica "Vai Se Fuder" (uma bela golfada de agressividade ríspida na cara dos conformistas, mais uma vez com os vocais se destacando e novamente o baixo mostrando que sabe sair da marcação sem problemas), e a mais refreada "Cidade Adormecida". E como se não fosse muito, ainda temos a faixa bônus "Brutality" e o vídeo para "Mundo Destruído".

Um bom disco, que merece o investimento e nos prepara para o DVD do grupo, mas cuidado com os ouvidos!



Tracklist:

01. Intro
02. Mundo Destruído
03. Igrejas
04. Paraíso Quitado
05. Vai Se Fuder
06. Obscuro
07. Porrada
08. Ilustração
09. Cidade Adormecida
10. PQP Que Porra é Essa!
11. Brutality
12. Mundo Destruído (vídeo oficial)


Banda:

Kbça - Vocais
Rodrigo - Guitarras
Léo - Guitarras
Henrique - Baixo
Sávio Américo - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):